São Francisco do Conde foi buscar recursos federais para criar Centro de Esporte e Cultura Unificado (CEU) e Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)

esporte 11

O município de São Francisco do Conde esteve representado pelo prefeito Evandro Almeida e pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ruy Barbosa, que juntos estiveram no Ministério da Cultura, em Brasília, para levar a solicitação para o Centro de Esporte e Cultura Unificado (CEU), que deverá ser implantado em Caípe. O encontro aconteceu no dia 18 de março. Em seguida, prefeito e secretário se dirigiram ao Ministério dos Esportes para pedir também a criação de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que é um equipamento multiuso para a prática de esportes voltados à iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social.

Ruy Barbosa falou sobre a apresentação que o município fez junto ao Ministério. “Nós levamos todo o material publicitário do municipio, que é muito rico na parte de folclore, história, cultura e turismo, além das contruções coloniais. Isso gerou um interesse do Comitê Olímpico em colocar São Francisco do Conde entre as cidades participantes dos Jogos Olímpicos. Porém, eles teriam que nos passar as adaptações necessárias. Nós já conseguimos que o fogo olímpico passe pelo municipio”, salientou.

Na última segunda-feira, dia 23 de março, representantes do Ministério dos Esportes estiveram visitando o município para verin loco a possibilidade de implantação do CIE. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ruy Barbosa, acompanhou a visita e falou sobre os principais pontos que eles buscavam. “O objetivo da equipe do Ministério era ver se o nosso município tem os predicados necessários para sediar uma seleção feminina para participar das Olimpíadas. Haja vista que as franciscanas já foram campeãs 13 vezes do Campeonato Baiano. Nós ainda temos algumas facilidades como: questões culturais e o fato de estarmos próximos de Salvador. Nós teríamos que fazer adaptações no estádio para o treino da equipe e há também outras questões que precisam ser avaliadas”, apontou Barbosa.

Além disso, o secretário informou que os representantes do Ministério dos Esportes olharam o terreno onde será construído o Autódromo Internacional da Bahia – cuja assinatura da ordem de serviço para início das obras fora assinada no último dia 17 – e afirmaram que vão pleitear recursos federais pra a obra.

Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Ele acontece por meio da parceria entre União e municípios. Os projetos arquitetônicos de referência dos CEUs foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que concebeu três modelos do equipamento, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². Os centros contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate.

O CIE possui ginásio poliesportivo, arena poliesportiva externa ou complexo de atletismo. No Brasil serão construídas cerca de 280 unidades do CIE. Este é o maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. Podendo atender a 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball) e uma não-olímpica (futsal).

No ensejo da prática desportiva, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SECEL) promoverá no próximo sábado, dia 28 de março, um Festival de Atletismo com crianças e jovens do município, de 10 a 17 anos, no Estádio Junqueira Ayres, a partir das 08h. Serão disputadas as seguintes modalidades: corrida de revezamento, salto em distância e salto em altura.