São Francisco do Conde renova parceria com Hospital Aristides Maltez e aumenta valor do repasse financeiro

aristides maltez convenio 2015 4

São Francisco do Conde viveu mais um grande momento em sua história nesta terça-feira, dia 09 de junho, quando foi renovado o Protocolo de Intenções para repasse de recursos financeiros firmado entre a Prefeitura do município e a Liga Baiana Contra o Câncer- LBCC, mantenedora do  Hospital Aristides Maltez- HAM, com o objetivo de auxiliar o funcionamento do hospital, que é referência no tratamento de câncer.

Na assinatura do Protocolo de Intenções estiveram presentes o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, Bráulio Franco e Carlos Santa Rosa, representantes da LBCC;  a vereadora autora do projeto de repasse de recursos; Dinazilda Ferreira, fundadora da Liga Contra o Câncer no município e tida como baluarte desta causa; Vilma Pereira, líder do grupo Poderosas Iluminadas; a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria e o vice-prefeito de São Sebastião do Passé, Dr. Breno Meira. Além destes, a maioria dos vereadores estiveram na mesa durante a sessão especial.

O prefeito Evandro Almeida lembrou que a iniciativa de ajudar a instituição, que atende apenas pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde – SUS, foi da então prefeita do município, Rilza Valentim (In Memoriam) e agradeceu aos vereadores da cidade que votaram a favor do projeto: “Este projeto foi aprovado na época da nossa saudosa Rilza e os vereadores aqui aprovaram por unanimidade. É assim que se faz política. Eu não seria irresponsável em não dar continuidade  aos projetos da gestão Rilza Valentim e Evandro Almeida”, salientou o prefeito que afirmou ainda que: “Esse valor que nós estamos dando a vocês não paga tudo o que vocês já fizeram pelo nosso povo. Se Deus quiser, no ano que vem vamos aumentar mais ainda este valor”, salientou o gestor do município.

aristides maltez convenio 2015 1Em 10 de setembro de 2014, a Prefeitura de São Francisco do Conde assinou pela primeira vez o  convênio de subvenção social com a Liga Baiana Contra o Câncer (LBCC) para repasse de recurso no valor de R$ 120 mil anual, respaldada na Lei Municipal Nº 355/2014. Em 2015, esse valor aumentou para R$ 150 mil anual, aprovado por unanimidade pela Câmara.

O evento começou com a exibição de um vídeo sobre o início da Liga Baiana Contra o Câncer- LBCC, em 1936, e a inauguração do Hospital Aristides Maltez- HAM, em 1952. No vídeo, uma fala do médico Aristides Maltez, que faleceu em 1943, resume a importância desta instituição: “Essa é a lâmpada da caridade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores”. O Hospital Aristides Maltez atende diariamente cerca de 3.500 pessoas.

Já a vereadora explicou que: “A instituição é a esperança de vida de muitas pessoas na Bahia. Ela afirmou ainda que: “Eu tinha até medo de entrar lá, mas hoje eu vejo que o hospital é uma família. Um lugar onde as pessoas voltam a viver. O nosso município não poderia pagar por tudo que esse hospital já fez pelo nosso povo.”  Todos os presentes na mesa renderam homenagens a Dinazilda Ferreira, que aproveitou o evento para lembrar que existem carnês com valores a partir de R$10 para que cada cidadão possa fazer sua parte para ajudar a Liga. Quem também foi homenageada no evento foi a enfermeira Emília, que apoia os pacientes com câncer no município.

Os representantes do Hospital Aristides Maltez, Braulio Franco e Carlos Santa Rosa falaram sobre o trabalho da instituição que realiza cerca de 9 mil cirurgias anualmente, sendo o Hospital que mais faz cirurgias de câncer no Brasil; o segundo lugar tem apenas 6 mil por ano. Segundo Bráulio Franco, “Ninguém representa a Liga Baiana Contra o Câncer nesta solenidade melhor do que Dinazilda”. Ele salientou ainda que esta é uma luta levantada no município por mulheres como: Rilza Valentim, Arlete Medeiros, Telma Silva e Vilma Pereira. Porém foi abraçada pelo prefeito Evandro Almeida. “Agradecemos publicamente a esse gesto virtuoso”, declarou.

aristides maltez convenio 2015 6

Bráulio salientou também que no último ano o HAM atendeu a 416 cidades dos 417 municípios que compõem a Bahia. Além disso, explicou que apenas 102 deles contribuem com o Hospital e nenhum deles com valor sequer parecido com o que São Francisco do Conde contribuiu.

Com a assinatura do Protocolo de Intenções São Francisco do Conde também recebeu benefícios do HAM, como:

A LBCC vai disponibilizar a Prefeitura de São Francisco do Conde um “aparelho mamógrafo”, modelo Shimatzu, a ser instalado na região do Caípe para atender a toda a região circunvizinha ao bairro;

A LBCC se compromete ainda a treinar os técnicos que vão operar o equipamento;

A LBCC ainda disponibilizará 10 leitos na pousada que atende aos pacientes em tratamento prolongado e sem condições de acomodação na capital. O alojamento ainda oferece refeições, apoio psicológico, assistência religiosa e oficinas de trabalhos manuais. Porém, a acomodação deverá ser feita através de entendimento antecipado entre o serviço social do município com o HAM.

A LBCC também colocará a disposição da Secretaria da Saúde – SESAU de São Francisco do Conde 20 vagas para exames de eletrocardiograma no último sábado de cada mês.

A LBCC vai disponibilizar “Programas de Treinamentos” na área da saúde que sejam de interesse da Secretaria.

A LBCC disponibilizará ainda Serviço de Anatomia Patológica, com a realização de 10 exames semanais e até 30 lâminas de citologia vaginal.

E a cada mês, a LBCC disponibilizará, na última segunda-feira do mês, 4 tomografias computadorizadas.