SEDEC, em parceria com a UNILAB, iniciou nesta última quarta-feira (10), um Mapeamento Socioeconômico no município franciscano

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), de São Francisco do Conde, em parceria com a UNILAB, iniciou nesta quarta-feira (10), um Mapeamento Socioeconômico dos Empreendimentos Comerciais, de Serviços e de Economia Solidária no município franciscano. 

Antes de realizarem a pesquisa in loco, os pesquisadores, sendo estes, estudantes da UNILAB, foram recepcionados pela secretária Ana Christina de Oliveira, que discorreu sobre a importância do mapeamento. 

Todos os dados do Censo Econômico são passados pela Secretaria do Estado, que inevitavelmente não acompanha as dinâmicas do comércio, que ao longo do tempo tem se transformado, por isso é preciso atualizar-se. A função da pesquisa é oferecer dados fidedignos com relação a dimensão desses empreendimentos, bem como a situação econômica do município e o reflexo social. A cidade que tem um comércio forte representa melhorias em diversos âmbitos sociais, como educação, saúde, moradia, tudo está entrelaçado. Quero agradecer a presença de todos vocês, a UNILAB, pois sabemos da responsabilidade desse trabalho para o município. Esses dados serão primordiais para a atração de empresas e investimentos, além de agregar para o quadro informativo da Secretaria da Fazenda e também da SEDEC, visando, sobretudo, a compreensão e a propositura de novas políticas econômicas“.

A perspectiva é que os pesquisadores percorram durante dois meses diversos bairros da cidade, Caípe, Jabequara, Monte Recôncavo, São Bento, Baixa Fria, Nova São Francisco, Orla Marítima, Av. Santa Rita, Santo Estevão, Gurugé, Campinas, Paramirim, Coroado e Socorro. 

O questionário da pesquisa é dividido em três blocos, sendo estes: Identificação do empreendimento; Características do empreendimento – considerando sua atividade econômica e Identificação da economia solidária, ou seja, saber se no município, as atividades econômicas fazem parte de algum grupo, sejam eles informal, associações ou de cooperativas.

Skip to content