SEDUC promoverá palestra com Alexandre Kirilos no Dia do Estudante

Alexandre Kirilos no Dia do Estudante

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC de São Francisco do Conde promoverá palestra em homenagem ao Dia do Estudante, que é celebrado em 11 de agosto. A palestra terá como convidado Alexandre Kirilos, nadador conhecido mundialmente, por feitos inéditos na categoria. O evento será no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, que fica localizado na Rua Frei Miguel, s/n, Centro, das 08h às 16h.

Conheça a história de Alexandre Kirilos: ele ainda era criança quando ouviu falar no Canal da Mancha pela primeira vez. Ele sobrevoava o continente europeu em uma viagem de avião e o pai lhe contou sobre a famosa tradição da travessia do braço de mar que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França: atletas do mundo inteiro eram atraídos pelo desafio de atravessá-lo a nado. Maravilhado com a ideia, Kirilos prometeu não só voltar um dia como também se lançar a aquela que era considerada uma das mais emblemáticas rotas marítimas do mundo.

Em setembro do ano passado, o Educador Físico de 47 anos finalmente concluiu seu ousado sonho de menino. Partindo da cidade inglesa de Dover, nadou 50 quilômetros em 13 horas e 18 minutos em águas tão frias que chegavam a 15 graus. Com a conquista, Alexandre tornou-se o 18º brasileiro e 1º homem do sul do Brasil a realizar tal feito.

Treinos diários, sempre às 4 horas da manhã, e muita persistência foram elementos essenciais à execução da prova, que é considerada o “Everest da natação”. Impactado por intensas correntezas, o calor das águas-vivas e o frio do mar, o atleta da Academia Gustavo Borges persistiu o tempo todo, mesmo em meio às dificuldades. “Algumas vezes, o frio era tão grande que eu me jogava frente às águas-vivas para amenizar. Cheguei com muitas queimaduras”, conta.

E se engana quem imagina que a conquista do ano passado fez com que o atleta resolvesse tirar férias dos desafios. Chegando ao Brasil, ele seguiu treinando para a outra travessia muito tradicional, também na Europa: a Capri-Nápoles, na Itália, uma das mais importantes provas em águas abertas do planeta. Trata-se de uma competição criada em 1949 pelos amigos italianos Aldo Fioravanti e Cesare Alfieri e seu maior obstáculo é sua extensão. O atleta que ousa fazê-la precisa nadar, no mínimo, 36 quilômetros, extensão do trajeto. O prestígio da maratona é tanto que importantes atletas brasileiros, como Abilio Couto e Igor Souza, já participaram dela, infelizmente, sem nunca terem conseguido liderá-la.

Empolgado, Alexandre Kirilos aterrissou em solo italiano no mês passado e no último dia 09/07 conseguiu vencer a prova ao lado do seu amigo e parceiro Carlos Lorga, onde se tornaram campeões na categoria Duo.