Estudante de São Francisco do Conde recebe bolsa de estudos que servirá de apoio também para futuros engenheiros

Captura de tela 2016-08-08 17.09.27

Jovem talento de São Francisco do Conde está se destacando na Bahia, através de um Projeto na área da Engenharia. Lucas Calmon é estudante de Engenharia, da Escola Politécnica da UFBA. “Faço parte de uma equipe chamada Carpoeira BAJA. Essa equipe desenvolve um projeto motivacional e uma atividade acadêmica importante para o desenvolvimento dos estudantes da Escola Politécnica. Trata-se de projeto automotivo off-road que visa proporcionar um olhar mais prático de tudo o que aprendemos em sala de aula, fazendo com que tenhamos uma melhor formação, mais completa e adaptada ao mercado de trabalho”, explicou Lucas Calmon.

2015-11-08 10.01.55

Estudantes do grupo Carpoeira visitaram o reitor da UFBA, João Carlos Salles, na tarde da sexta-feira, dia 05 de agosto, quando entregaram a ele um dossiê explicativo das atividades do grupo e receberam todo o apoio da reitoria às demandas por melhoria das condições de trabalho na Politécnica. Através da PROAE (Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afrimativas), eles passarão a receber bolsas de estudos. “Assistência estudantil não é algo separado de ensino, pesquisa, extensão e ação afirmativa. A inclusão também se faz a partir do apoio a projetos como esse“, afirmou Salles em entrevista a instituição acadêmica.

Nós entregamos ao reitor um dossiê das atividades do grupo e recebemos todo o apoio da Universidade, por meio da PROAE, onde passaremos a receber bolsas de estudos que servirão de apoio para nós do projeto e também para os futuros engenheiros que, assim como eu, dedicam o seu tempo integral à Universidade”, relatou Lucas.

lucas calmon

A equipe  multidisciplinar é formada por estudantes dos cursos de BI em Ciência e Tecnologia e das engenharias Mecânica, de Produção, Elétrica e de Controle e Automação, que desenvolve protótipos automobilísticos que concorrem no Baja SAE, um concurso de carros off-road e monopostos de estrutura tubular desenvolvidos por estudantes de todo o país.

A cada ano buscamos aperfeiçoar e melhorar o desempenho nas competições em que participamos, como aconteceu no ano passado, na competição Regional Nordeste BAJA SAE 2015, em Camaçari/BA. Trouxemos o título de segunda melhor universidade e o terceiro melhor protótipo, em uma competição com mais de 20 universidades e, este ano, no Nacional BAJA SAE 2016, em São José dos Campos/SP, conseguimos elevar o projeto a 13ª colocação no ranking geral”, explicou Calmon.

O que me deixa mais feliz é poder levar um pouquinho de São Francisco do Conde para essas competições”, afirmou o estudante.

Conheça mais sobre o Carpoeira em http://www.carpoeira.ufba.br.

 

Skip to content