SEMA deu abertura ao Junho Ambiental na quarta (01) na Câmara de Vereadores
03/06/2016 Notícias , Sem categoriaA Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, iniciou na última quarta-feira, 01 de junho, as atividades do Junho Ambiental, que é em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 05 de junho). Na ocasião foi promovido o Seminário “Levante do Rio Joanes – o Rio Joanes Nasce Aqui!”, na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades municipais, comunidade e alunos da escola Martinho Sales Brasil.
O evento apresentou dados sobre o rio Joanes, cuja nascente fica em São Francisco do Conde, na Fazenda Gurgaia, o qual tem extensão línea de 82 km e cuja bacia tem 64.430 hectares. O rio passa também pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias e São Sebastião do Passé, traduzindo-se como importante manancial de abastecimento de Salvador e Região Metropolitana.
Na mesa solene do evento estiveram presentes: representando o prefeito Evandro Almeida – o assessor especial – José Raimundo Fonseca; o secretário do Meio Ambiente – Márcio Junqueira; a gerente de Educação Ambiental da SEMA – Angélica Paixão; o representante do Inema – Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia – Geneci Braz de Sousa; Edson Costa e Tina Tude, técnicos do RIMAR – de Lauro de Freitas; Hérica Coelho – representante do Inema; Karine Guedes – promotora de Justiça do município de São Francisco do Conde e Rosalvo Lago – gerente da Embasa no município.
“Estamos aqui hoje a fim de buscar alternativas para melhoria da qualidade ambiental do rio Joanes. É importante que todos nós, juntos, possamos assumir nossa responsabilidade com o rio Joanes”, destacou o secretário do Meio Ambiente Márcio Junqueira.
A iniciativa do Seminário partiu de um encontro em fevereiro no município de Lauro de Freitas, em cerimônia de comemoração dos 202 Anos do Levante do Joanes. O fato ocorreu em 28 de fevereiro de 1814, quando um grupo de negros escravizados, que eram obrigados a praticar a caça de baleias, resolveram pôr fogo em todas as armações onde eram colocadas as baleias de Salvador até, a então, Santo Amaro de Ipitanga, hoje Lauro de Freitas. Ao final do encontro foi proposto pela RIMAR um Seminário envolvendo os oito municípios que compõem a Bacia do Rio Joanes, visando o início de uma ação conjunta em defesa do rio – a primeira cidade a promover o Seminário foi São Francisco do Conde.
Diversas atividades serão realizadas ao longo do mês caracterizando o Junho Ambiental. A programação será divulgada em breve.