Semana Interativa dos Povos de Matriz Africana: Construção de políticas públicas, combate à intolerância, promoção da equidade racial e social foram pautas do evento

A Semana Interativa dos Povos de Matriz Africana promoveu o diálogo, o respeito e, sobretudo, a valorização cultural e religiosa dos povos das religiões de Matriz Africana, em São Francisco do Conde.

Nessa última sexta-feira (12), o local escolhido para rememorar a presença histórica e a resiliência do povo negro, foi o Terreiro Nzó Mutalesikongo, Pai Alex, e contou com as presenças da abiã Naiane Pinto e do yaô Magdiel Baruque, do Terreiro Ilê Axé Mean Jagum.

Construção de políticas públicas, combate à intolerância religiosa e a promoção da equidade racial e social, foram questões pautadas durante os dias do Seminário, inclusive, com gestores públicos que participaram da ação.

Babalorixás e Ialorixás também celebraram neste sábado (13), o Dia das Religiões de Matriz Africana, conforme a Lei Municipal 361/2014.

A Semana Interativa dos Povos de Matriz Africana foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, do Colegiado de Matriz Africana e o Povo de Axé.