Veja as atividades que foram realizadas pelas equipes de Saúde em agosto no município

açao saude 3

As unidades do Programa de Saúde da Família – PSF, de São Francisco do Conde, promovem diversas atividades na sua rotina, entre elas ações de promoção à saúde e educação em saúde. Uma das atividades realizadas foi um bate-papo sobre amamentação com as palestrantes Larissa Ibrahim (dentista) e Celena (psicóloga), ambas do PSF de Caípe de Cima. Ações em saúde também foram executadas em conjunto pelas equipes do Colmonte e do Caípe de Baixo com as dentistas Silvana Sampaio e Aline Souza, que levaram orientação aos estudantes dessas comunidades.

Quem também tem investido em atividades educativas é a unidade de Nova São Francisco, que promoveu um Mutirão de Preventivos, dia 26 de agosto, com palestra sobre a importância do exame ginecológico, ministrada pela enfermeira Eza Fernandes, e realização de 30 preventivos.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a unidade da Nova São Francisco também promoveu no dia 27 de agosto a escovação supervisionada com os alunos do CEJAL, sob orientação da dentista Rayne Peixinho, que distribuiu kit de higiene bucal. A Secretaria Municipal da Saúde também está intensificando as ações de saúde bucal no município, por meio de escovações, aplicações de flúor e palestras. O objetivo é que através dessas ações haja uma redução do número de lesões de cáries, bem como a redução de extrações dentárias.

Além disso, a equipe da Muribeca realizou em agosto ações nas escola com palestra sobre dengue, zika e chikungunya. Eles fizeram também a entrega de brindes e jogos sobre o perigo do mosquito. A ação teve a parceria dos Agentes Comunitários de Saúde.