Retrospectiva 2020: Sobretudo em tempos de pandemia, a SEMAP cumpriu com o seu papel de seguir transformando a vida dos franciscanos

A prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), ao longo deste ano de 2020, sobretudo em tempos de pandemia na luta contra o novo coronavírus, continuou trabalhando incessantemente para assegurar mais qualidade de vida e progresso ao povo franciscano.

Foram realizadas diversas ações de beneficiamento e conscientização ambiental, a exemplo da distribuição de sementes de milho, feijão e amendoim aos agricultores do município franciscano. Foram distribuídos 300kg de milho, 200kg de amendoim e 100kg de feijão em diversas comunidades, o que beneficiou dezenas de famílias por meio Programa Municipal Campo Para Todos, criado pela Prefeitura, através da SEMAP – sendo este um grande programa de fomento à agricultura familiar.

Outra grande ação que continuou sendo executada com maestria pela SEMAP foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – que beneficia os agricultores familiares do município através de mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Com o Programa, a SEMAP, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), realizou a doação e distribuição desses alimentos para a população em maior situação de vulnerabilidade social, sobretudo nesse momento de enfrentamento a COVID-19. Os agricultores também já podem contar com às instalações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), espaço este que foi visitado pelo prefeito Evandro Almeida e na oportunidade, junto ao secretário Renato Costa Rosa, entregou oficialmente equipamentos e um veículo para ajudar no trabalho desenvolvido pela SEMAP.

Para além disso, a secretaria também promoveu ações socioeducativas em celebração ao Dia da Água, onde promoveu em parceira com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF) atividades de requalificação na Fonte da Mangueira, no bairro de Campinas.

No decorrer do ano de 2020, a SEMAP também sempre esteve ao lado dos pescadores e marisqueiras do município e honrou o seu compromisso com os franciscanos que desenvolvem essa atividade ao realizar o pagamento das parcelas do Defeso Inverno Municipal, beneficiando assim, centenas de pescadores e marisqueiras do município.

Fazendo um apanhado de todas as ações da SEMAP, sob a gestão do prefeito Evandro Almeida e do secretário da pasta, Renato Costa Rosa, fica evidente os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria em prol do povo franciscano. Vidas foram transformadas e direitos foram assegurados ao longo desses anos de dedicação e compromisso!