São Francisco do Conde celebra mais uma edição do Concurso de Redação

No dia 05 de junho de 2024, ocorreu a 20ª edição do tradicional Concurso de Redação – 20 anos escrevendo histórias. Este evento, idealizado pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com a Secretaria de Educação e a Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, foi marcado pelo talento literário e pela consciência histórica dos participantes.

Neste ano, o concurso contou com a participação de estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal e também com alunos do ensino médio da rede estadual. O objetivo do concurso é estimular a reflexão crítica e o debate por meio da escrita argumentativa, abordando o papel significativo do município na emancipação social, histórica e econômica do Brasil e da Bahia.

O tema escolhido para a redação deste ano foi “A Importância da Adesão de São Francisco do Conde às Lutas pela Independência do Brasil na Bahia em 29 de Junho de 1822 e as Perspectivas de Futuro para a Cidade”. Através desse tema, os jovens escritores foram convidados a explorar a contribuição histórica da cidade e a vislumbrar as possibilidades futuras para o desenvolvimento local.

O concurso de redação é uma iniciativa valiosa que reforça a importância da educação e da cultura na formação cidadã, incentivando os jovens a se apropriarem de sua história e a construírem um futuro promissor para São Francisco do Conde.