Barraqueiros são capacitados para participar do “Arraiá do Chico” 2013

sedec_barraqueiros

Nesta quinta-feira, 13 de junho, o Pré-Vestibular (PREVESF), situado na Praça da Santa Cruz, em São Francisco do Conde, foi utilizado para realização de palestras entre os barraqueiros que irão trabalhar durante o Arraiá do Chico. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SECEC) em parceria com outras secretarias do município.

A primeira palestra foi ministrada pelo SEBRAE sobre “Técnicas de Venda” e, em seguida, representantes da Vigilância Sanitária do município abordaram o tema “Manipulação de Alimentos”. Ao todo são 120 cadastrados, entre barraqueiros e ambulantes, e cerca de 60% deles participou da capacitação.

De acordo com João Bosco, assistente técnico da SEDEC, apenas poderão trabalhar no Arraiá do Chico aqueles que tiverem o comprovante de participação no curso de manipulação de alimentos. Já o secretário da SEDEC, Paulo César Costa e Silva, destacou que é de extrema importância a realização dessas capacitações, pois os barraqueiros inscritos para o Arraiá do Chico, no geral, não são comerciantes e sim moradores locais que aproveitam a festa para obter uma renda extra. “Já desenvolvemos esse trabalho de capacitação há cerca de quatro anos com o objetivo de qualificar essas pessoas que irão trabalhar na festa, a fim de que elas tratem os visitantes como clientes que irão trazer renda para o município”, declara Silva.

Para o barraqueiro José Antônio Araújo Almeida, que começou a vender na festa desde 2008, é uma oportunidade muito boa: “a organização é excelente, as pessoas que trabalham na produção são ótimas e em anos passados tive um bom rendimento nas vendas”.

As palestras ainda terão sequência na próxima semana, com abordagens sobre meio ambiente; segurança; mudanças no trânsito durante a festa e outros assuntos pertinentes a esse público.

Skip to content