COGEM apresenta 2º módulo de Treinamento aos Assessores de Controle Interno da Administração Pública Municipal

A Controladoria Geral – COGEM, de São Francisco do Conde, promoveu mais um encontro nesta quarta-feira, dia 14 de junho, para apresentação do 2º módulo de Treinamento aos Assessores de Controle Interno de todos os órgãos da Administração Pública Municipal.

Nós estamos realizando um mapa de todas as divergências e falhas nos processos desde janeiro e, com isso, estamos detectando o que vem acontecendo no município, e resolvemos fazer esse treinamento dos assessores de controle interno para que cada secretaria possa ter seu assessor e, assim, evitarmos as falhas. O que nós detectamos é que as falhas acontecem, geralmente, no início do processo. Por causa disso, nós começamos o treinamento desde a capa e o protocolo”, explicou a controladora do município, Kátia Behrens.

O encontro aconteceu no auditório da SESAU e abordou as Análises de Processos e as peças a serem observadas no processo como notas fiscais, recibos, FGTS, INSS, certidões entre outros.

São Francisco do Conde é um município pioneiro na Bahia. Nós estivemos em Brasília para um encontro e fomos considerados município de referência na execução das mudanças na contabilidade a nível internacional. Aqui, já aconteceram muitas mudanças e tem sido uma glória para os contadores e para a SEFAZ, que é uma grande parceira nossa”, revelou Behrens.

No primeiro encontro, ocorrido em 06 de junho, foi explicado como é feito o acesso do E-TCM para consultar os processos e subsidiar respostas ao Tribunal de Contas dos Municípios​ – TCM, além do acesso à plataforma do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, as Leis de Transferência e as atribuições do TCM.