Educadores da Secretaria Municipal da Educação participam de visita-técnica à APA Joanes-Ipitanga

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC através da Gerência de Educação Ambiental e a Sala Verde em parceria com o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Gestão da APA Joanes-Ipitanga, promoveu uma visita-técnica à Área de Proteção Ambiental – APA do Rio Joanes-Ipitanga, o qual possui a sua nascente localizada na cidade de São Francisco do Conde, na fazenda Gurgainha, no Bairro de Santa Eliza e foz localizada na praia de Buraquinho, no Município de Lauro de Freitas.

O principal objetivo da visita-técnica foi proporcionar conhecimento aos educadores a respeito do território da APA Joanes-Ipitanga, suas potencialidades e conflitos, contextualizando e fortalecendo a prática pedagógica.

“Foi importantíssimo proporcionar aos técnicos da secretaria da Educação que atuam como Gerentes e Sub-gerentes uma interação in loco com um elemento natural de enorme relevância ambiental, não só para o Município de São Francisco do Conde, mas também para os outros sete municípios banhados pelas águas do Rio Joanes e que abastece em grande proporção alguns municípios da região metropolitana de Salvador. Pedagogicamente, as atividades formativas desenvolvidas por esses técnicos terá uma fundamentação para além da teoria, uma vez que, a visualização dos espaços e os conhecimentos adquiridos poderão se desdobrar nas formações posteriores”, destacou Angélica Paixão, Gerente da Educação Ambiental e Coordenadora da Sala Verde na SEDUC.

Por fazer parte do contexto da oferta de água para a Região Metropolitana de Salvador, a bacia do Rio Joanes se configura como sendo de extrema importância, na medida em que contribui com 40% do abastecimento de parte da população da capital baiana e cidades da região.

O percurso do rio passa pelas cidades de São Francisco do Conde (nascente), Candeias, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Camaçari, Simões Filho, Salvador e Lauro de Freitas.

O que é uma APA?

Área de Proteção Ambiental – APA é uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos e estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.