Excelente trabalho da Escola Municipal José de Aragão Bulcão é reconhecido pelas famílias do Monte Recôncavo

Desde que foi anunciado o “Diálogos Virtuais” e comunicado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, a necessidade das escolas desenvolverem atividades com os estudantes durante a quarentena, a gestão da Escola José de Aragão Bulcão acionou as famílias da comunidade escolar. Através de um grupo de Whatsapp mantido pela gestão da escola há mais de três anos, as mães, pais e responsáveis pelos estudantes embarcaram na missão de manter a rotina pedagógica de seus filhos.

A gente tem um contato muito grande com os pais, através do nosso grupo no ‘zap’, onde a gente conversa, passa as informações e mantemos o diálogo. Agora, a coordenadora pedagógica faz parte do grupo e, a cada dois dias alternados, ela passa as atividades que os professores disponibilizam em outro grupo que fizemos com eles”, informou a diretora Thaiana Purificação do Nascimento. “Para a situação atípica que estamos passando foi a melhor forma que nós encontramos de estar perto de nossas crianças e perceber que elas não estão tão distantes do aprendizado e que está surtindo efeito. Tanto que estamos tendo retorno dos pais com os vídeos e com postagens das fotos de algumas atividades desenvolvidas por eles em casa”.

Dislene Gregório de Matos Oliveira, que é mãe da pequena Sabrina, declarou que “tem sido muito gratificante participar, com minha filha, nesse período de quarentena, das atividades desenvolvidas por esses profissionais excelentes da José de Aragão. Eu sou grata a Deus por ter colocado esses profissionais que desenvolvem o trabalho com amor e dedicação a todos os alunos, sem exceção. Fico apaixonada por cada atividade que a coordenadora manda para o grupo e está sempre disponível para tirar nossas dúvidas, e a diretora não poderia haver outra igual, nota mil para Thaiana!”.

As atividades estão sendo enviadas pelo WhatsApp, através de áudio, a fim de facilitar a compreensão do que deve ser feito pelos responsáveis dos alunos, “para que eles consigam captar o que é que eu quero passar. Eu explico sem os termos técnicos, da maneira mais clara possível, porque isso é importante para a criança, então me coloco à disposição para esclarecer as dúvidas, sendo estabelecida uma confiança”, explicou a coordenadora pedagógica da EJAB, Alessandra de Souza Xavier Chaves, que agradeceu à gestão da unidade escolar quilombola pela parceria.

Segundo ela, está sendo uma conquista diária de confiança, onde as mães percebem o quanto são importantes na aprendizagem de seus filhos, além de serem essenciais para o trabalho pedagógico da escola. “Elas são um canal de acesso às crianças. Para que elas fiquem bem e desenvolvam as atividades, as mães precisam se encantar com as atividades”.

Está sendo especial para mim passar esse momento com ele porque eu estou conhecendo um lado do meu filho que só os professores conhecem. Por sinal, os professores estão muito empenhados em mandar as atividades para que a gente possa desenvolver em casa, para que nossas crianças não se sintam fora da escola. Está sendo muito bom para mim”, declarou Naiane dos Santos Oliveira, mãe de Pablo Artur Oliveira das Mercês, que tem 3 aninhos de idade.

Outra peculiaridade no trabalho da EJAB é a recomendação para que antes da execução da atividade pelos alunos, os pais se coloquem no lugar da criança. “Geralmente, são atividades que usam material de fácil acesso. Por exemplo, uma história com cordão, um jogo feito com pedaço de papel e aí peço para que eles experimentem antes de usar com os filhos e nos mandem, aí, depois que eles vivenciam e compreendem o significado da proposta, fazem com a criança”, esclareceu a coordenadora pedagógica.

Alexandra Alves Gomes é mãe de Alana Alves Gomes, do G4. “Ela é uma criança especial, requer uma atenção dobrada. Está sendo muito interessante essa experiência porque Alana não fica desatualizada dos assuntos, fora de sala de aula”. Ela também disse que “essa forma de atividade nos fortalece e faz estarmos juntos com nossos filhos, ensinando e aprendendo com eles. Nessa quarentena, eu estou sendo professora e fisioterapeuta da minha filha. Alana tem microcefalia e eu estou aqui, junto com ela, nessa longa jornada da vida”.

Já Sara Ramos de Souza Pereira é mãe da aluna Giselle Sophie Ramos de Souza, do G5. Para ela, “esse período de isolamento não tem sido fácil, pois manter uma criança com as atividades em dia e também trabalhando a massa encefálica para que as habilidades venham a ser aprimoradas, e não atrofiadas, é uma missão! Ensinar uma criança não é fácil, pois a metodologia é outra, tem que ter paciência, pois elas não processam os assuntos na mesma velocidade que a gente. Mas a direção juntamente com a coordenação da EJAB têm se empenhado em estar atualizando os pais sobre as atividades para cada idade da criança, nos apoiando e encorajando”, aponta Sara. “Ressalvo também a capacidade de um professor para ensinar tantas crianças em uma sala de aula ao mesmo tempo, para todos eles, grandes heróis, os meus sinceros parabéns, pois não é fácil, e sim uma missão árdua, mas no final o resultado é lindo, gratificante e prazeroso estar formando seres pensantes!”, complementou a mãe da pequena Gisele Sophie.

Por fim, a diretora Thaiana destacou a importância da Secretaria da Educação nesse processo de aprendizagem durante o isolamento social. “Minhas palavras de gratidão nessa parceria que nós temos com a SEDUC. Isso também nos ajuda muito para que esse trabalho esteja acontecendo de uma forma positiva. Muito obrigada!”.