INCLUSÃO É NOSSO LEMA: PROJETO MUNDO DO THÉO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE

Nos dias 14 e 15 de Março de 2024 foi realizado o primeiro encontro de formação do Projeto Mundo do Théo, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia, para promover o fortalecimento do processo de inclusão no âmbito das escolas da rede municipal de ensino.

O referido projeto tem por objetivo principal estimular professores, alunos e familiares a identificar como agir e colaborar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo (dentro e fora da escola) para crianças com transtorno do espectro do autismo.

O Projeto Mundo do Théo, material adotado pela SEDUC/São Francisco do Conde é distribuído para todos os alunos e está dividido em dois segmentos: Pré-escola e 1º Ano 2º ao 5º Ano. O seu objetivo é desenvolver nos alunos as seguintes habilidades: 1. Comunicação assertiva; 2. Civilidade e senso de comunidade; 3. Empatia, inclusão e aceitação; 4. Cooperação e responsabilidade Social; 5. Superação do Capacitismo; 6. Leitura, interpretação e escrita.

Além de tudo isso, as famílias receberão um livro para sensibilização e fortalecimento da tríade escola, família e estudante.

A formação foi realizada com representantes de professores da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além da participação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos e professores da Educação Especial 💙💙💙🧏🧏🧏‍♂️