IV Conferência Municipal de Educação foi momento importante para refletir sobre os pontos de atenção na educação de São Francisco do Conde

Nessa sexta-feira (17), foi realizada em São Francisco do Conde a IV Conferência Municipal de Educação, promovida pela Secretaria da Educação – SEDUC. O evento, que teve como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da Educação de São Francisco do Conde e Brasileira”, aconteceu no auditório 02 de julho, na SEDUC, contando também com algumas salas no prédio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A Conferência foi dividida em algumas etapas. Após o credenciamento, houve a Solenidade de Abertura, na qual estiveram presentes, além dos delegeados da Conferência, autoridades do município, como secretários de outras pastas e vereadores da Câmara Municipal, assim como o representante do prefeito, Professor Eliezer de Santana, secretário de Governo.

Estiveram presentes também os Presidentes do Conselho Municipal de Educação (CME), Profª Gizelha Bispo, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Profª Claudia Cerqueira, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Alcimar dos Santos.

Compuseram a mesa de abertura a Secretária da Educação, Ana Lúcia Brito, o Secretário de Governo, Professor Eliezer de Santana, o Presidente da Câmara, Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas), o Coordenador Geral do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) Nacional, Leonir de Araújo, a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Deusdete Carrilho, o Auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Romualdo Santos, e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Gizelha Bispo.

Após os pronunciamentos de cada um, a mesa de abertura foi desfeita e foram chamados a compor, os membros do Fórum Municipal de Educação, composto por: Deusdete Carrilho, Coordenadora do Fórum, Fabiana Bernardo Silva, representante do Departamento dos Direitos Humanos e Cidadania, Andreina de Santana e Marialva Soares, representantes dos profissionais da educação, Joilma Menezes da Cruz, representante da Rede Estadual de Educação, e Maria Antônieta Reis, representante da Sociedade Civil.

Neste momento, houveram homenagens a  algumas pessoas que foram importantes tanto em toda trajetória educacional, como na execução do evento, onde foram entregues um buquê de flores por cada representante do Fórum, mas em especial, houve a homenagem a Professora que possui mais tempo em sala de aula no município, totalizando 39 anos de serviço, a Professora Raimunda Alencar, que recebeu uma Placa de Honra ao Mérito, simbolizando a valorização do Profissional da Educação.

“É com imenso prazer e com o coração transbordando de emoção que faço essa homenagem a Raimunda, quis Deus que fosse feita por mim, a essa amiga, companheira, colega de muitos anos. Só quem conhece Raimunda sabe da história dela aqui no município”, declarou a secretária Ana Lúcia, emocionada.

Após o encerramento das homenagens, foi dado início a Conferência de Abertura, com a Palestra da Professora Drª Silvana Ferreira, e logo em seguida, houve a leitura e aprovação do regimento, pelos delegados dos segmentos sociais representados.

A tarde, após intervalo, os representantes foram divididos em Colóquios (grupos de discussão) por níveis e modalidades de ensino, que tiveram os seguintes temas:

Eixo I – Uma Escola para o Futuro: Conectividade a Serviço da Educação;

Palestrante: Professora Drª Silvana Ferreira.

Eixo II – Educação, Direitos Humanos e Diversidade, Justiça Social e Inclusão;

Palestrante: Professora Drº Valquíria Lima.

Eixo III – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde;

Palestrante: Professor Adauto de Araújo Lima.

Eixo IV – Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social.

Palestrante: Coordenador Geral do Fundeb, Leonir de Araújo.

Esses Colóquios foram divididos em salas separadas, onde os grupos fizeram a leitura do documento referência, relativos ao tema em questão, e debateram o assunto, refletindo sobre os pontos de atenção, em seguida, elaboraram propostas, que foram votadas e colocadas em um documento, assinado por todos, e depois, apresentada na Plenária final, e assim, encaminhada para sistematização e produção dos anais e documentos finais.

Durante a Plenária final, os grupos apresentaram as propostas que foram elaboradas, e para aquelas que não obtiveram consenso nos colóquios, foram votadas também, por todos os participantes.

Por fim, houve a votação para eleger os delegados que irão representar o Municipío de São Francisco do Conde na Conferência estadual e nacional. Os delegados eleitos foram:

Ana Clara Ferreira Santos – Representante da rede privada.

Suplente: Andreina de Santana – Diretora Pedagógica.

Josaíra Xavier – Vice presidente do Conselho Municipal de Educação:

Suplente: Alcimar dos Santos – Presidente do Fundeb.

A IV Conferência Municipal de Educação foi encerrada cumprindo a sua proposta inicial, conseguindo discutir com os membros representantes das diversas esferas da sociedade, temas de relevância, elegendo as prioridades para a educação no município.

Os anseios são os de que as diretrizes e metas definidas durante a Conferência, possam ser norteadoras para o acompanhamento da eficiência, eficácia e efetividade das escolhas feitas de forma democrática por todos os membros representantes dos segmentos sociais do município.