Outubro Rosa: Prefeitura promove Ação de Promoção à Saúde da Mulher

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, realiza durante todo o mês outubro, ações de Promoção à Saúde da Mulher, tendo em vista, sensibilizar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

Mulheres franciscanas, com idades entre 40 e 69 anos, que agendaram o exame de mamografia, começaram a ser atendidas  nessa última quinta-feira (06), na Unidade de Saúde da Família, no bairro do Caípe. A ação acontece em diversos bairros da cidade, durante todo o mês de outubro, levando informação e cuidado na luta contra o câncer de mama.

Dona Aldelice Batista Menezes, moradora da localidade, que fez o exame de mamografia durante a ação, fez uma convocação: “mulheres da minha cidade, venham fazer a mamografia! Temos que nos previnir dessa doença que tanto nos afeta!”

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.