São Francisco do Conde marcou presença na Conferência Nacional de Meio Ambiente

2013-10-24_iv-conferencia-nacional-de-meio-ambiente-cnma_gg

A IV edição da Conferência Nacional de Meio Ambiente – CNMA realizada entre os dias 24 e 27 de outubro de 2013, em Brasília, teve como objetivo a contribuição para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Da etapa estadual saíram os Delegados da Conferência Nacional, respeitando as proporções de: 30% de delegados do setor empresarial, 5% para povos indígenas, 5% para comunidades tradicionais, 40% de ONGs e Movimentos Sociais e 20% de representantes de governos. A Conferência contou com 1.120 delegados e 450 convidados.

São Francisco do Conde se fez presente e foi representado por 01 delegado, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, Edilson das Virgens e 04 convidados: o Secretário de Serviços Públicos, Francisco Santos da Silva e 03 representantes da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, o Secretário de Meio Ambiente, Wellington Marcula e 02 técnicos, Angélica Paixão e Edvaldo Hilário.

Após meses de mobilização em mais de 65% dos municípios brasileiros, a Etapa Nacional da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, escolheu as 60 ações prioritárias para auxiliar na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Foram priorizadas 15 ações em cada eixo temático: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental. Entre todos os eixos, a proposta mais votada foi do Eixo 3 sobre geração de trabalho, emprego e renda. Com 562 votos a ação propõe: garantir recursos financeiros para que os municípios e Distrito Federal tenham condição para que as cooperativas/ associações de catadores de materiais recicláveis executem o trabalho de coleta seletiva, triagem e educação ambiental nas regiões de sua localização, com a devida remuneração pelo poder público, disponibilizando espaços físicos para as suas instalações.

“Para cada um de nós representantes de São Francisco do Conde, agora a expectativa é que, os bons resultados da 4ª CNMA sejam traduzidos em ações concretas em nossa cidade, que melhorem a implantação da política e a consolidação da responsabilidade compartilhada, com o governo municipal, empresas e cidadãos, todos fazendo a sua parte”, frisou o secretário Wellington Marcula. Em São Francisco do Conde, a SEMA apoia as ações da Associação de Coleta Seletiva do município(ACOPA).