SEMAP distribui garrafinhas nos setores públicos através do Projeto “Sustentabilidade: Use, siga e sustente essa ideia”
09/03/2018 Meio Ambiente, Agricultura e Pesca , NotíciasVisando o bem-estar dos servidores municipais e a sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP está promovendo o Projeto “Sustentabilidade: Use, siga e sustente essa ideia”. Através da ação, a SEMAP está entregando nos setores públicos squeezes (garrafinhas plásticas) para diminuir sensivelmente o consumo de copos plásticos, o que gera economia financeira a Prefeitura e, principalmente, ao meio ambiente. Nessa primeira etapa foram entregues 722 garrafinhas, dentre as 14 secretarias que tiveram seus membros capacitados como agentes ambientais.
O objetivo do projeto é acabar com o uso dos copos descartáveis, substituindo eles por opções mais sustentáveis.
“Esse é um dos projetos que estamos tentando implantar na Prefeitura e contamos com o apoio de todos. Em alguns setores, já existe essa consciência e as pessoas trazem seus copos e garrafas de água de casa, essa é a tendência, diminuir o uso desse material que leva um tempo enorme para decomposição (entre 250 e 400 anos). Precisamos ter mais consciência e pensar que a vida útil dos copos descartáveis é tão pequena que não compensa o mal que faz ao meio ambiente”, explicou Ana Izabel Cardoso, Gerente de Educação Ambiental da SEMAP.
O Projeto “Sustentabilidade: Use, siga e sustente essa ideia” funciona da seguinte forma: cada secretaria municipal enviou um agente ambiental para participar de cursos e capacitações em um primeiro momento. A partir disso, a SEMAP está indo aos setores públicos e entregando as garrafinhas, prestando orientações aos funcionários. “A intenção não é apenas dar a garrafa, mas promover mudanças nos hábitos diários. Cuidar do meio ambiente não significa apenas cuidar de plantas e árvores, mas do meio em que vivemos”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Renato Costa Rosa.
A secretaria está disponibilizando 2.800 squeezes. O objetivo final é que todas sejam contempladas. O projeto vai promover outros momentos para educação e entrega de squeezes.
Quatro motivos para NÃO usar copos descartáveis:
1 – Demoram MUITO para se decompor
O tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. Muitos copos descartáveis ficam pelas ruas sujando a cidade, chegando ao esgoto, rios e mares.
2 – A maioria não é reciclado
O copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A maior causa disso é baixo custo de mercado.
3 – Os copos descartáveis gastam mais água
Para a produção dos copos é utilizado até 3 litros de água para cada copo, sendo que ele é utilizado apenas uma vez e jogado no lixo. A mesma quantidade de água é usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo e reutiliza-lo, é necessário apenas 300 ml de água.
4 – Copos descartáveis são prejudiciais à saúde
Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e, segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos é que isso pode causar câncer.