Unilab dá boas-vindas a novos dirigentes

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, UNILAB, ganhou novos dirigentes. A educadora Nilma Lino Gomes vai assumir o cargo de reitora e o economista Fernando Afonso Ferreira Junior, atual pró-reitor de Planejamento, ficará a frente da vice-reitoria. A mudança foi feita pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A posse de Nilma Gomes será nesta segunda-feira, 01 de abril, no Ministério da Educação, em Brasília. Já Fernando Afonso será empossado terça-feira, dia 02 de abril, pela nova reitora, no Campus da Liberdade, em Redenção (Ceará).

O atual reitor da Unilab, Paulo Speller, vai deixar o cargo para assumir a Secretaria da Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. O convite para assumir a secretaria também partiu do ministro Aloizio Mercadante.

Nilma Gomes possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra – Portugal (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais, Bolsista de Produtividade/CNPq, coordenadora-geral do Programa Ações Afirmativas na UFMG e do NERA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas. É conselheira do Conselho Nacional da Educação, onde integra a Câmara de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação e Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: organização escolar, formação de professores para a diversidade étnico-racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero.

Fernando Afonso tem graduação em Economia pela Universidade Católica de Salvador, mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e doutorado em Ciências, com ênfase em História Econômica, pela Universidade de São Paulo. Foi pró-reitor de Planejamento e Orçamento e pró-reitor de Administração da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Atualmente na Unilab, exerce o cargo de professor adjunto, onde também exerce as funções de coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas e pró-reitor de Planejamento. Durante quase um ano à frente da Proplan, vem tocando grandes projetos, como a construção do Campus das Auroras, implantação do Campus dos Palmares, elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unilab, acompanhamento do Plano Diretor do Campus das Auroras, elaboração do Plano Diretor do Campus de São Francisco do Conde (BA), implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) e da Rede Alta Velocidade para Internet.