Vídeos informativos produzidos pelo PROAP elevam o bem-estar durante o isolamento social

Durante o afastamento social, o Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP tem produzido vídeos com seus profissionais, a fim de levar bem-estar às famílias franciscanas.

Compõem o acervo, disponível no canal do YouTube da Secretaria da Educação – SEDUC, conteúdos audiovisuais feitos pelos profissionais do Serviço Social Escolar, Psicologia Escolar e Fisioterapia Escolar, a fim de orientar a comunidade escolar com informações relacionadas a este período de isolamento social.

Em um dos vídeos, a fisioterapeuta Raíssa apresenta algumas formas de cuidado com a postura durante o momento dos estudos, na utilização do computador. As recomendações visam prevenir dores musculares e evitar sobrecargas articulares e podem prevenir alterações posturais causadas por maus hábitos adquiridos ao longo da vida. Uma das dicas é observar a altura da cadeira em relação à mesa, podendo ser ajustada com uso de almofada, por exemplo. “Outra dica importante é que a a cada uma ou duas horas de estudo deve ser feita uma pausa de 5 a 10 minutos. Durante essa pausa podemos realizar alguns exercícios para aliviar possíveis tensões musculares”, diz.

A psicóloga escolar Priscila Junqueira lista dicas de como lidar com a ansiedade, como criar rotinas com horários preestabelecidos para cada tarefa, “isso ajuda a gente a se organizar internamente e também manter um bom funcionamento da casa”.

Para Juliane Ferreira, também psicóloga escolar, “um dos grandes desafios desse processo de quarentena é o tempo ocioso, então é interessante incentivar essas crianças e jovens a participarem das atividades da rotina de casa, uma oportunidade para contribuir no processo de organização de limpeza e até de cozinhar”. Estudos revelam que tal atitude contribui para que as crianças desenvolvam melhor independência, autonomia e senso de responsabilidade.

O uso excessivo de celulares, tablets e computadores é alertado pela psicóloga escolar Pollyana Dias, que sugere em seu vídeo fortalecer os vínculos afetivos, com a criação de memórias afetivas nas crianças e adolescentes. “Vamos aproveitar para sermos criativos e nos divertir em família”.

Já a psicóloga escolar Lívia Alvarez ensina uma técnica simples de respiração para cuidar das emoções. “Ela traz benefícios para o corpo e para mente, proporcionando sensação de bem-estar e tranquilidade”.

Acesse e confira: https://m.youtube.com/channel/UC7Fjc24Z7KpFwWEp7M3afpw.

O PROAP também disponibilizou, nos vídeos, o contato de locais onde é possível obter apoio psicológico gratuito:

• Para pais de crianças de 0 a 11 anos, o Instituto de Psicologia da UFBA especializado em comportamento infantil:

Horário de atendimento: entre 14h e 16h.

• António Silva 99927-8485;
  • Débora Valois 759 9145 78;
  • Luna Freitas 7599 15015-015;
  • Patrícia Alvarenga 71999594437;
  • Zelma Soares 71 993163379.

Atendimento psicológico voluntário dos alunos de Psicologia do curso de Pós-graduação em Intervenções Sistêmicas da FASU-UNIGRAD: Acessar o perfil @acolher_psi, no Instagram, onde há o contato dos psicólogos e horários disponíveis; ou acessar o site psiuacolhimento.com.br.