Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, município fará Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata

São Francisco do Conde firmou uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde – SESAB para ofertar a comunidade franciscana um Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata. A primeira etapa do processo, que é a triagem dos pacientes, será realizada neste sábado, dia 01 de setembro de 2018, no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

No total, o município vai encaminhar a Salvador, ofertando o transporte, 20 pessoas com seus respectivos acompanhantes. É importa frisar que a realização ou não da cirurgia neste mutirão depende principalmente das condições de saúde do paciente e da indicação médica.

A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento. Porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriado.

Sintomas:

– Visão nublada;

– Sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler;

– Visão noturna mais fraca e com cores amareladas.

O tratamento consiste numa cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente.

A recuperação é rápida, no entanto exige cuidados, e o paciente é liberado para retomar suas atividades em apenas uma semana.