5ª Conferência Municipal das Cidades: sociedade e autoridades discutem Reforma Urbana

Conferência

A manhã da quinta-feira, dia 23, começou com a abertura da 5ª Conferência Municipal das Cidades. O encontro elegeu 6 títulares e 6 suplentes para a Conferências Estadual, que dará segmento a etapa Nacional, cujo tema é “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”. Autoridades, representantes da sociedade civil organizada e cidadãos puderam assistir a palestras e discutir problemas com profissionais que trabalham na área de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

A Conferência das Cidades está pautada com quatro eixos temáticos: Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade; Participação e Controle Social no SNDU; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); e, Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial.

Na abertura da mesa, a secretária de Planejamento, Silmar Carmo, explanou sobre a mudança na forma de discutir políticas públicas com mais democracia: “mais uma vez a gestão levanta a bandeira do respeito e da dignidade”. O secretário Ruy Barbosa, da Habitação e Regulamentação Fundiária, explicou que: “com a chegada da UNILAB, o município deverá aumentar sua população em 40% nos próximos 10 anos. Precisamos pensar a cidade e como desenvolvê-la”.

Palestraram para o público, o geógrafo e mestre em gestão ambiental, Edvaldo Hilário, que falou da importância da participação popular e do controle social nesse processo de pensar e discutir o desenvolvimento ordenado das cidades; o advogado Sander Prates que salientou que “a crise urbano traz segregação e violência, além de problemas como lixo e degradação ambiental”. Já Karinna Almeida, geógrafa, abordou políticas de integração e enfatizou que o processo de construção de políticas públicas no Brasil foi por muito tempo “autoritário e ditatorial”. Por fim, o gerente da Caixa Econômica Federal, Sânio Cássio de Carvalho, palestrou sobre o tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós” e afirmou que “a cidade sofre com os mesmos problemas da Região Metropolitana, por estar perto da capital”. Cada palestrante teve 15 minutos para expôr seus pensamentos e explicar sobre o desenvolvimento urbano e os processos que moldaram a atual situação das cidades.

A 5ª Conferência Estadual das Cidades acontecerá de 05 a 08 de agosto de 2013, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.