Prefeitura apoia Petrobras no desenvolvimento de projetos sociais dentro do município

petrobras e sfco11

A Petrobras assinou em 2014 diversos contratos de patrocínio a projetos sociais em São Francisco do Conde, que contam com o apoio da Prefeitura Municipal. Os projetos são no campo da Educação, Cultura e Gestão de Negócios. Um deles é o Portas Abertas para o Mundo da Inclusão Digital, que vai aperfeiçoar o ensino através da informática. Cerca de 100 alunos do CEE- Centro de Educação Especial da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, além de estudantes do 3° e 4° ano do Gurujé, serão beneficiados. O projeto também beneficiará portadores de problemas motores.

Essa iniciativa recebeu 97 projetos, sendo 13 de São Francisco do Conde, destes, 5 foram aprovados, entre eles, o nosso que é uma parceria com a Secretaria da Educação do Município e beneficiará também alunos da educação regular”, explica Eliane Rosa, gestora social e fundadora da APAE, de São Francisco do Conde.

O projeto Essa Viola de Samba, da Associação Zé de Lelinha, que busca resgatar a viola machete, beneficiará 40 pessoas com duas ações: aprendizado e confecção da viola e formação para tocar o instrumento. Ainda na área da cultura, será beneficiada a Filarmônica Lira 30 de março, com a promoção de oficinas de música para 90 crianças e adolescentes na Oficina de Flautas e Cordas, mais 70 nas Oficinas de Flautas e 20 aprenderão a tocar violino.

Já na área de Gestão de Negócios e Empreendedorismo, a ONG Vidas colocará em prática o projeto Ateliê de Costura, que formará 40 mulheres, de 18 a 59 anos, em cursos de costura e artesanato, além de educação financeira, sustentabilidade e outros. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal ficou responsável pelo aluguel do imóvel onde funcionarão os cursos e na identificação do público que será contemplado através da Secretaria de Cultura.

“O projeto deve transitar entre as políticas do município, então estamos estudando formas de inclusão de pessoas que são beneficiadas por programas como PAS e Bolsa Universitária. Nosso objetivo é criar grupos para confecção em grande escala, sempre valorizando a cultura da cidade”, explica Noêmia Menezes, presidente da ONG Vidas.

Capacitando 100 jovens, de 15 a 29 anos, no bairro do Caípe e proximidades, o projeto Renovar – Empreender com a Juventude, da Associação Pleno Cidadão, pretende formar cidadãos com consciência em economia solidária e empreendedorismo, buscando a transformação do contexto social dos jovens inseridos.

Outro Projeto

Até o final do mês de julho, a APAE do município vai colocar em prática mais um projeto, em parceria com a Petrobras e Prefeitura Municipal, que beneficiará toda a comunidade.  O projeto é a Padaria e Delicatessen da instituição que, além de capacitar os alunos, vai oferecer cerca de três mil pães diariamente para os alunos do CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho).

A reforma do espaço que vai abrigar a padaria é feita pela Prefeitura e a contratação dos profissionais ficou por conta da Petrobras. Com isso, cada aluno da rede levará para casa cinco pães, diariamente.