Carro fumacê passará em alguns bairros atendendo a critérios da Vigilância Epidemiológica

zika-480x330

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, está reiniciando as atividade do UBV (fumacê) em alguns bairros do município, com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, zyka e chikungunya.

A ação do UBV (fumacê) é feita de acordo com critérios técnicos da Vigilância Epidemiológica e irá acontecer nos seguintes bairros: São Bento, Santa Rita, Centro, Nova São Francisco, Campinas, Pitangueira, Baixa Fria, Monte Recôncavo, Caípe de Cima e de Baixo, Colmonte e Santo Estevão. O carro irá passar nestes locais em 5 ciclos e os demais bairros só irão receber o fumacê caso venham a estar em conformidade com critérios técnicos. Além disso, a SESAU também intensificou as ações do mutirão de limpeza casa a casa, já tendo concluído nos bairros da Roseira e São Bento, seguindo agora para a Santa Rita. Vale ressaltar que, na luta contra o mosquito é necessária a ajuda de todos e a população precisa colaborar evitando água parada. Além disso, a Vigilância Epidemiológica está disponibilizando capas e tampas para depósitos de água.

Atualmente, o município tem 26 casos confirmados através de exames laboratoriais de dengue e 103 casos suspeitos (que aguardam confirmação do resultado dos exames) de chikungunya e 590 (também não confirmados) de zyka. Os pacientes que apresentam sintomas dessas doenças devem procurar as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro em que residem.