Ainda dá tempo de proteger as crianças contra a paralisia infantil e atualizar a caderneta de vacinas

vacinacao-contra-poliomielite

São Francisco do Conde promove até 31 de agosto a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU.

São Francisco do Conde está com 69,5% de crianças vacinadas. “Esse é um ótimo resultado para um primeiro dia da campanha. Porém, a vacinação termina dia 31 de agosto e solicitamos aos pais ou responsáveis que levem as crianças que ainda não foram vacinadas a Unidade de Saúde da Família mais próxima, o mais rápido possível, principalmente as crianças que residem nas localidades de Campinas, Centro, Jabequara, Engenho de Baixo e ilhas, Paramirim, Madruga, Coroado e Santo Estevão, pois estas localidades estão com menores coberturas que os demais bairros”, explicou Reinaldo Xavier, da Vigilância Epidemiológica em Saúde do município.

Em 2015, comemora-se o 26º ano sem a doença no país, por isso a importância desta campanha que tem por objetivo vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, mantendo elevadas as coberturas vacinais em todos os municípios, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país.

Com relação à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, que tem como grupo alvo as crianças menores de cinco anos de idade, essa é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população várias vacinas, a fim de melhorar a cobertura e otimizar a logística dos serviços de saúde.

Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado.

Cobertura de PSF no município – São Francisco do Conde possui cobertura de PSF nos bairros de São Bento, Monte Recôncavo, Caípe de Cima, Muribeca, Nova São Francisco, Campinas, Jabequara, Engenho de Baixo, Paramirim, Baixa Fria, Caípe de Baixo, Santo Estevão e Colmonte/Curupeba, além das unidades satélites da Pitangueira, Ilha das Fontes, Madruga, Ilha do Paty e o Socorro, que recebeu uma unidade mais moderna. Os moradores de São Francisco do Conde ainda contam com o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS, que fica na antiga sede do CRESAM, na Rua Raimundo Ribeiro, e atende a população do Centro.

 

Skip to content