Saúde promove capacitação sobre Vigilância Sanitária e Ambiental para Agentes Comunitários

tecnico-agente-comunitario-de-saude(1)(1)(1)

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU vai promover para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS uma capacitação sobre Vigilância Sanitária e Ambiental, cujo tema será as Ações de Vigilância Sanitária na Atenção Básica. A atividade acontece dia 03 de setembro, das 09h às 12h, no CEJAL – Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho, localizado no bairro do Alto da Bela Vista.

O objetivo é incorporar as ações incluídas no campo da vigilância sanitária na rotina dos profissionais. A capacitação será dividida em três módulos e terá como palestrantes José Antonio Ribeiro, gerente da Vigilância Sanitária, e as técnicas Neide Britto e Larissa Ibrahim, além de Lídia Leiva, da coordenação, a qual é especialista em gestão de pessoas.

No processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem sido um personagem muito importante, realizando a integração dos serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde com a comunidade. O Agente Comunitário de Saúde é um profissional capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Na concepção inicial, deveria ser um dos moradores daquela rua, daquele bairro, daquela região, selecionado por ter um bom relacionamento com seus vizinhos e condição de dedicar oito horas por dia ao trabalho. Ele é orientado por supervisor (profissional enfermeiro ou médico) da unidade de saúde e realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade, produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.

Skip to content