Ações de promoção à saúde e prevenção aconteceram nas Unidades de Saúde da Família e CRESAM

As Unidades de Saúde da Família de São Francisco do Conde tem entre suas atribuições promover ações, palestras, bate-papos e eventos com foco na prevenção de doenças e agravos a saúde, bem como a promoção de saúde com temas que envolvem qualidade de vida, higiene, bem-estar e autocuidado. Nesse sentido, as 16 Unidades de Saúde do município se empenham em passar para a comunidade a importância de cuidar da saúde todos os dias.

Confiram os eventos que aconteceram nas unidades:

No dia 28 de agosto de 2018, a equipe de Saúde de São Bento realizou atividade de interação com os idosos, com dinâmica de grupo, palestra sobre autocuidado, autoestima e higiene bucal. Para receber os pacientes a equipe montou um café da manhã. No total participaram 26 idosos.

No dia 30 de agosto, a equipe de Saúde da Família do bairro de São Bento realizou atendimento na Roseira com médico, enfermeiro, assistente social e dentista que fizemos escovação supervisionada. A comunidade ainda teve acesso a palestra sobre planejamento familiar. No mesmo dia, a Unidade de Saúde de Paramirim promoveu uma sala de espera para tratar dos malefícios do fumo para a saúde bucal.

Ainda na última semana de agosto, a Unidade de Saúde da Família do bairro de Jabequara, realizou nos dias 27, 28 e 29, palestras com os temas: colesterol, alimentação saudável, reeducação alimentar, hábitos saudáveis e higiene bucal. Ao todo 46 pessoas participaram da ação com a equipe multidisciplinar composta por: médico, dentista, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde.

CRESAM

O Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM começou o mês de Setembro tratando da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz especialmente em meses mais quentes. Com a chegada da primavera é necessário redobrar os cuidados com possíveis focos de água parada para evitar a reprodução do vetor das patologias: Dengue, Zica, Chikungunya.

Os profissionais do CRESAM também realizaram uma sala de espera especial com as gestantes do município onde foram abordadas as temáticas da transmissão, diagnóstico, tratamento e a importância da comunidade no combate ao mosquito para evitar doenças como a microcefalia.

A equipe também reforçou com as futuras mamães que as gestantes precisam fazer uso do repelente como preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

Todas as gestantes durante as consulta e acompanhamento do Pré–Natal recebem repelentes e são orientadas de como utilizar o produto para proteger a saúde do seu bebê.

Skip to content