Gestão mais próxima da comunidade: secretários visitam Paramirim e apresentam propostas de melhorias para a comunidade

IMG-20150806-WA0079

Na tarde da última quinta-feira, dia 06 de julho, os secretários de Infraestrutura e Habitação, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e da Saúde estiveram no bairro de Paramirim – cerca de 15 km da sede do município – para juntos com a comunidade proporem melhorias no bairro. A equipe percorreu as ruas e ouviu as demandas da população que pediu por melhorias na quadra, na praça, no cemitério e no rio que corta o bairro, entre outras sugestões.

Estiveram presentes na visita: Ruy Barbosa, secretário de Infraestrutura e Habitação; Aloísio Oliveira, secretário de Desenvolvimento Social; Marcos Jorge, secretário de Serviços Públicos e Alberto Jorge Mattos, secretário da Saúde, além do vereador Venilson Chaves (Cravinho) e do subsecretário de Infraestrutura José Roberto de Souza. Representantes do bairro também se juntaram a comitiva.

A gente poderia fazer um projeto, chegar aqui e executar, mas são vocês que têm o sentimento do que é necessário para o bairro. São vocês que vão decidir o que é fundamental. Antes de disparar o processo, queremos que a comunidade pense os conceitos que trouxemos, que são os mais atuais, e avaliem as nossas propostas”, disse o secretário Ruy Barbosa, sugerindo ainda que a comunidade fizesse as intervenções que achasse conveniente.

IMG-20150806-WA0081

Segundo Ruy Barbosa, “nós vamos a cada bairro da cidade ouvir as pessoas. Esse é o comando do prefeito Evandro Almeida e vamos cumprir. Estamos aqui em comitiva com quatro secretários e o vereador da comunidade fazendo essa visita, pois quando a gente começa a ouvir e compartilhar, a tendência é que as coisas andem com mais rapidez e eficiência”, afirmou.

A obra também vai gerar empregos não apenas para moradores do Coroado ou de Paramirim, mas de toda São Francisco do Conde. O secretário de Infraestrutura e Habitação também salientou que o programa ‘Tá Rebocado e Pintado’, que realiza reformas de habitações, está no bairro e que, além disso, a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) está construindo mais dois novos prédios no campus de São Francisco do Conde. As obras listadas devem gerar em torno de 400 empregos para pessoas cadastradas no SineBahia.

Ruy salientou ainda que a obra terá o perfil do prefeito Evandro Almeida. “O compromisso do prefeito é entregar as obras que foram iniciadas pela saudosa Rilza Valentim e o segundo compromisso dele é fazer obra com o seu perfil e essa obra em Paramirim é a impressão digital do prefeito. Evandro, que é engenheiro de formação. Rilza era famosa por ser ‘a prefeita das obras’, mas as obras dela foram conduzidas por Evandro Almeida, quando secretário de Infraestrutura da cidade”.

Com as melhorias a comunidade passará a contar com uma área para caminhadas, com cerca de 450 m. Reformas das praças e área de lazer infantil, além da quadra que receberá uma atenção especial. Além disso, o projeto preservará as árvores que são um atrativo da comunidade. “Quando as pessoas chegarem aqui vão sentir um ambiente intimista”, disse Ruy.

Além da apresentação do projeto, os secretários visitaram o cemitério da comunidade e a nova unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) que está prevista para ser entregue em dezembro.

IMG-20150806-WA0082

Logo quando assumi a pasta da Saúde estive aqui para ver a obra e ela ainda estava no chão. Um ano depois, ela está quase pronta. Isso é muito bom! Estou satisfeito com o andamento e esperamos entregá-la a comunidade ainda neste ano de 2015”, salientou o gestor da secretaria, Alberto Jorge Mattos. Outra sugestão para o bairro é a criação de um núcleo do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que vai atender a comunidade e deverá funcionar na atual sede da Unidade de Saúde da Família do bairro, que será desocupada quando a obra da nova unidade for entregue.

A gente tem um CRAS na sede e em breve vamos ficar com dois CRAS, um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pretendemos implantar um terceiro em Paramirim, onde poderemos oferecer oficinas e aumentar a cobertura do Bolsa Família. O CRAS e o CREAS são serviços do Governo Federal e eles são equipamentos de proteção e fortalecimento de vínculos, além de promoverem cursos e oficinas em formato de uma rede articulada”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira.