Audiência Pública no município celebrou: “Unilab: cinco anos aproximando Brasil e África”

unilab 5 anos brasil 3

O Auditório da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde foi palco de uma Audiência Pública com o tema: “Unilab: cinco anos aproximando Brasil e África”. Essa ação é uma realização da Unilab, em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Promoção à Igualdade Racial (Depir) e com a parceria da Câmara Municipal para comemorar os cinco anos de atividades letivas da Universidade, no Ceará, e o primeiro ano da Unilab, em São Francisco do Conde.

O evento aconteceu na quinta-feira (11) e contou com a participação da secretária da Educação, Ana Christina Oliveira,  do presidente da Associação dos Estudantes e Amigos da África, Beto Infande; do deputado estadual e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa da Bahia, Bira Coroa; do coordenador do curso de Letras no município e representante da Universidade no evento, Paulo Sérgio de Proença; Samuel Azevedo do Departamento de Promoção à Igualdade Racial – DEPIR; Rainer Ferreira, representante dos estudantes secundaristas do município; o vereador Eliezer de Santana e Ailton Ferreira representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI.

unilab 5 anos brasil 1As pessoas de São Francisco do Conde ainda não estão tendo a real noção do que significa ter uma Universidade Federal do caráter da Unilab em seu território. Essa cidade investe muito na educação superior do seu povo através do pagamento de bolsas, disponibilização de transportes gratuitos e cursos preparatórios e agora também temos uma Universidade que também vai abrigar os nossos alunos que vão ter a possibilidade de não ter que sair da cidade para cursar o ensino superior. Em Redenção, no Ceará, nós já percebemos as mudanças que a Unilab traz e isso também vai acontecer aqui, principalmente, com a aumento da oferta de cursos a partir do ano que vem”, falou a secretária da Educação do município, Ana Chistina Oliveira.

Nós não poderíamos começar esse evento sem falar de alguém que não está presente conosco em matéria, mas sem dúvidas está aqui em espírito, Rilza Valentim (in memoriam). Ela permanecerá sempre em nossas memórias pela força e pelo legado de realizações que deixou nesta cidade, nos mostrando que é possível mudar a realidade de um povo através do trabalho”, discursou o deputado estadual e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa da Bahia, Bira Coroa. Ele também salientou a importância da presença de Matilde Ribeiro, professora da Universidade que já ocupou o cargo de Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “É motivo de grande orgulho para toda a Bahia tê-la nesta cidade”, declarou.

Já Ailton Ferreira, da SEPROMI, declarou que: “É motivo de orgulho para todos nós ter a primeira ministra negra do país aqui nesta cidade. Quando eu cheguei e fui recebido por Matilde que me disse: ‘seja bem-vindo a minha cidade’, eu me senti feliz em estar aqui”. Ferreira lembrou também do trabalho e legado deixado por Rilza: “gestores da qualidade de Rilza mudam os paradigmas. Pessoas como ela sabem o que é não ter o que comer, depender de transporte público, passar por dificuldades e isso conta muito”.

unilab 5 anos brasilO secretário de Governo esteve no evento representando o prefeito Evandro Almeida, que estava no gabinete atendendo a um grupo da empresa COPAGAS que através de um contrato firmado com a Prefeitura dará em contrapartida ao município a construção de uma policlínica.

Samuel Azevedo, do DEPIR, lembrou que haverá no sábado, dia 13 de junho, um Curso de Aperfeiçoamento de Politicas Raciais no Ambiente Escolar, para os professores da Secretaria da Educação. O vereador Eliezer de Santana ainda lembrou a luta de Rilza, em Brasília, para trazer essa universidade a São Francisco do Conde.

Além dos pronunciamentos aconteceu uma palestra com os professores da Unilab Carlindo Fausto e Pedro Leiva sobre o processo de luta dos movimentos negros. Também aconteceu a exibição do documentário Conxê que aborda a transformação que aconteceu na cidade com a inauguração de um campus da Unilab, em São Francisco do Conde/BA. O filme foi produzido pela professora Caroline Cardoso (Unilab) e por Alan Pinho (Refinaria Estúdios).