SEDUC realizou Audiência Pública do Plano Municipal de Educação – PME

audiencia pme 2015 3

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC reuniu a comunidade franciscana e membros da educação municipal para uma Audiência Pública do Plano Municipal de Educação – PME, a fim de concluir o processo de Avaliação e Adequação do PME, em São Francisco do Conde. Na mesa de abertura, estiveram presentes:  a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira; a diretora Pedagógica da SEDUC, Ana Lucia Brito; o representante da Comissão de Avaliação e Adequação do PME, em São Francisco do Conde, José Jorge do Espírito Santo e a representante do Conselho Municipal da Educação, Josaira Xavier.

“Queremos um PME que possamos fazer com que ele saia do papel. Precisamos pensar em ações práticas que possamos tornar realidade”, disse a diretora Pedagógica, Ana Lucia Brito.

audiencia pme 2015 2

Quem também falou sobre a importância de elaborar um plano exequível foi a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira: “vocês precisam estar atentos a importância do PME. Hoje, convidamos sindicatos, igrejas, comunidade, ONG’s, associações, Legislativo para que pudessem contribuir com esse Plano que, com certeza, irá transformar o nosso povo. Esse Plano já existe desde 2009 e nós precisamos tirá-lo da gaveta e fazer com que de fato as coisas aconteçam. Queremos um Plano que atenda às necessidades da nossa comunidade e fazer a educação de São Francisco do Conde tomar um rumo”.

Este Plano é uma política educacional que corresponde as demandas reais da educação no município. Ele surgiu a partir do Plano Nacional de Educação, aprovado em 25 de Junho de 2014, institucionalizado pela lei 13.005/2014.  Essa ação resultará nas diretrizes educacionais do município para os próximos 10 anos.

Dentre os objetivos do Plano estão a construção de um conjunto de ações e metas que serão transformados em um programa com prioridades baseadas na realidade; a congruência entre o previsto e o realizado, identificando alterações e redefinições ocorridas na execução; identificação de fatores internos e externos que facilitam ou dificultam o desenvolvimento do trabalho, possibilitando que sejam traçadas alternativas de ações para garantir o alcance de resultados, dentre diversas outras ações que foram discutidas e avaliadas durante a Audiência.

audiencia pme 2015 1

Após a apresentação da Audiência, o público foi dividido em 11 Grupos para finalizar as propostas discutidas em encontros anteriores com os seguintes segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Alfabetização, Educação Integral, Qualidade da Educação Básica, Educação Profissional/ Educação de Jovens e Adultos, Educação Superior, Formação dos Profissionais e Valorização do Magistério, Gestão e Financiamento da Educação.