Caminhada na luta contra o câncer lembrou o Outubro Rosa e Novembro Azul

Mais uma vez, São Francisco do Conde promove uma bela festa para falar sobre prevenção, autocuidado, autoestima e prevenção ao câncer. No município, já é tradição caminhar pelas ruas da cidade para alertar homens e mulheres sobre o câncer de mama e próstata, visando conscientizar sobre essas doenças. Desta vez, a mobilização aconteceu em 1° de novembro, marcando o encerramento do Outubro Rosa e abertura da Campanha Novembro Azul, com o tema: “São Francisco do Conde abraça esta causa, abrace esta causa você também”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde – SESAU.

O evento foi animado pela sambista Izabel Nogueira, que arrastou uma multidão ao som de clássicos do samba, desde a concentração, na Rua Rodolfo Tourinho, até a orla marítima. Após a caminhada, aconteceu o desfile para eleição da Garota Beleza Rosa, em frente à Câmara de Vereadores. A torcida foi grande e as vencedoras foram: Lícia Maria Lopes (Caípe de Baixo), Maria da Graça (São Bento) e Lindaura Rocha (Nova São Francisco).

A secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, agradeceu o empenho das equipes de saúde durante todo o mês nas diversas atividades que aconteceram nas unidades e parabenizou as concorrentes do concurso Garota Beleza Rosa: “São todas vencedoras”, disse.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. O movimento começou em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e hoje é realizado em vários lugares do mundo.

Novembro Azul

É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.