Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto

Em São Francisco, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) informa à população, que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto. O público alvo a ser imunizado está na faixa de 20 a 49 anos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, em geral seca e irritativa, irritação ocular (sensibilidade à luz), corrimento do nariz, dores pelo corpo e manchas vermelhas na pele. Entre as complicações que a doença pode ocasionar, estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar um aborto ou um parto prematuro.

Se você tem entre 20 e 49 anos, procure uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais perto, no horário das 08h às 16h e vacine-se! Não se esqueça de levar o cartão de vacinação.

A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal. A primeira dose deve ser tomada com um ano de vida e a segunda é aplicada três meses depois. Caso a vacinação não seja feita no tempo ideal, ainda é possível se proteger. Até os 29 anos é preciso tomar as duas doses. Entre 30 e 59 anos é ministrada dose única. Na rotina, a vacina é aplicada até 59 anos.