Centro de Apoio e Acompanhamento à Pessoa com Doença Falciforme está em obras

centro de anemia falciforme 3

A semana começou com muito trabalho para o prefeito Evandro Almeida e sua comitiva de secretários, assessores e funcionários. Na manhã desta segunda-feira, dia 21 de setembro, o gestor esteve cedo nas instalações que vão abrigar o Centro de Apoio e Acompanhamento à Pessoa com Doença Falciforme – Rilza Valentim, que funcionará na Rua Juvenal Eugênio de Queiroz – Baixa Fria e vai atender e dar apoio aos pacientes e familiares de pessoas que apresentam este problema de saúde, que é genético (nasce com a pessoa) e hereditário (passa dos pais para os filhos). O espaço passa por obras de adequação e será entregue ainda este ano para a população do municipío.

Este espaço era um sonho da nossa eterna Rilza Valentim e eu me sinto privilegiado em poder realizar mais este sonho da nossa saudosa prefeita. Ela que foi uma mulher guerreira que nunca deixou se abater por esta doença. Tenha certeza que ela ficaria orgulhosa com o trabalho que vamos desenvolver aqui”, declarou o prefeito Evandro Almeida.

Durante a visita quem também esteve no local foi o deputado federal Jorge Solla que conheceu as instalações e falou da importância de ter um espaço de referência para pacientes com a doença em uma cidade onde a população é em maioria negra. “Nós temos uma predominância da população negra aqui e esta doença é mais elevada nesses casos e é importante que o sistema de saúde se prepare para realizar o acompanhamento e cuidado mais intensivo. A ideia é que toda rede básica passe a ter um cuidado diferenciado com os pacientes e encaminhem eles para esta nova unidade com multiprofissionais como: médico hematologista que vai fazer o acompanhamento junto com nutricionista, enfermeiro, assistente social e outros buscando assistência completa. Esse paciente precisa de cuidado por toda a vida e aqui será um espaço privilegiado para construção de um plano terapêutico. Esse será um diferencial”, falou Jorge Solla.

Também acompanharam a visita Alberto Jorge Mattos, secretário da Saúde; Ruy Barbosa, secretário de Infraestrutura; a secretária de Gabinete, Ana Cristina Marques de Jesus; o secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz; a assessora de Comunicação, Vanessa Dantas; e, o vereador Eliezer de Santana, além da assessora especial Telma Silva, que está responsável pelo Centro, e a enfermeira sanitarista Ana Cláudia Reis.

O objetivo do Centro é promover aconselhamento, acompanhamento, busca ativa e diagnóstico, visando aumentar a qualidade de vida dos pacientes por meio de uma assistência de qualidade. A unidade funcionará com enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e médico hematologista e deverá funcionar das 08h às 16h. O local que vai abrigar o Centro está passando por reformas. Já foram identificados 62 pacientes no município.

Após a visita ao Centro a comitiva seguiu para visitar as obras da Policlínica, também na Baixa Fria.