Comunidade católica celebrará o Dia de Reis com Caminhada, Apresentação do Presépio e Canto de Reis

No dia 06 de janeiro de 2018, a comunidade católica de São Francisco do Conde celebrará o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os Três Reis Magos levaram presentes ao recém-nascido Jesus Cristo.

Cada um dos Reis Magos saiu de sua localidade de origem: Baltazar, da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. Já o presente do Rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade e Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. (Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-reis.htm)

E é em homenagem a esses Reis Magos, que os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.

  

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE:

05h: Alvorada

18h: Caminhada pelas ruas

Roteiro: Saindo da Rua Rodolfo Tourinho, passa pela Batista Marques, Antônio de Santana Portugal, Castro Alves, Ministro Bulcão Viana, Praça da Santa Cruz, Luiz Viana Filho e orla marítima, em direção a Capela de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Seguindo para Rui Barbosa, Largo da Cubamba e Praça Getúlio Vargas.

20h: Celebração da missa

21h: Apresentação do Presépio e Canto de Reis

Encerramento com artistas locais.