COSEMS/BA promoveu Seminário: “Panorama e Perspectivas da Saúde” e reunião da Comissão Intergestores Bipartite

O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) promoveu um evento na União dos Municípios da Bahia, que teve como objetivo apresentar uma percepção abrangente e reflexiva sobre a Saúde Pública no Brasil, avaliando o atual cenário nas esferas federal, estadual e municipal.

O presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, esteve em Salvador nesta quinta-feira (13), quando palestrou no Seminário “Panorama e Perspectivas da Saúde”. O evento reuniu gestores municipais e técnicos dos municípios, do COSEMS/BA e da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, falou sobre a importância da palestra para os gestores de saúde dos municípios baianos. “Estamos vivendo um momento transição e precisamos debater e entender o cenário para melhor defender o SUS. O presidente Mauro muito nos honra pela qualidade, seriedade, compromisso e lutas. Nossa diretoria está muito agradecida por tudo que ele tem feito para ajudar, fortalecer e proteger os COSEMS”, enfatizou Stela.

Durante sua fala, Mauro Junqueira reforçou a importância do SUS por sua transversalidade e a dimensão que alcança. “Todos usam o SUS direta ou indiretamente, com os serviços de vigilância, com os atendimentos do SAMU ou na rede hospitalar”, exemplificou. Junqueira também falou sobre as mortes causadas por acidentes de trânsito, sobretudo com o aumento do uso de motocicletas e as influências externas que acarretam sobrecarga ao SUS, a descontinuidade do Programa Mais Médicos, tabela SUS, quantitativo dos atendimentos e do esforço para manter o projeto Apoio Institucional.

Assembleia Geral e CIB

Após a palestra de Mauro Junqueira, foi iniciada a Assembleia Extraordinária do COSEMS/BA, que teve como pauta única a revisão do estatuto. Ao final da reunião, mais 14 gestores foram sorteados para participar do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado em julho, em Brasília. À tarde, os gestores participaram da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O município de São Francisco do Conde esteve representado pela secretária municipal da Saúde e Eleuzina Falcão e equipe.

A CIB se constitui como espaço de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representatividade do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional. As CIB são instâncias com particularidades diferenciadas dos conselhos e não substituem o papel do gestor. Sendo um lugar importante para pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário.