CREAS realizou segundo dia do Projeto “Café Social”

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou nesta terça-feira, dia 06 de março, o “Café Social”.

O evento reuniu públicos específicos (Sistema de Garantia de Direitos, Lideranças Comunitárias e famílias/indivíduos que já são acompanhados pelo serviço no CREAS), com a finalidade de apresentar o Plano das Ações, previsto a ser realizado no ano de 2018.

O intuito também é de fomentar as parcerias na efetivação das ações para o fortalecimento dos vínculos familiares e a redução das situações das variadas formas de violência. O público-alvo deste segundo dia da ação foram os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde.

No primeiro dia do café social nós trabalhamos com a rede de apoio, com os profissionais dos CRAS, do Sistema de Garantia de Direitos, Do Conselho Tutelar, convidamos representantes da promotoria, da delegacia e da UNILAB. Hoje, estamos trabalhando com os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, e amanhã será com as famílias que são atendidas no Centro. Separamos esses públicos, pois entendemos que é preciso dialogar de forma diferente para cada segmento. Hoje, também realizamos uma roda de conversa sobre gênero, violência e cidadania, sempre buscando trazer essas questões para a nossa realidade e para o cotidiano da mulher franciscana”, enfatizou a coordenadora do CREAS, Tania Maria do Sacramento de Amorim.

Quem também participou da ação foi a superintendente da SEDESE, Daoana Sales, que na oportunidade ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão.

Ações como essas são muito importantes, pois nós trabalhamos com um público de vulnerabilidade e, por isso, precisamos trabalhar em rede e fortalecer a política intersetorial envolvendo todas as secretarias. As mulheres ainda sofrem vários tipos de violência. É preciso fazer esse trabalho de conscientização, sensibilização e fortalecimento da rede para que possamos acolher essas mulheres e empoderá-las. Ao longo de muito trabalho, estamos conseguindo que as mulheres tenham coragem de denunciar. Hoje, temos uma rede onde as mulheres podem procurar ajuda, temos o CREAS, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), o Núcleo da Delegacia de Apoio à Mulher (NUDEAM) e não podemos no calar diante da violência. O trabalho que vem sendo realizado tem sortido efeito e os profissionais envolvidos são comprometidos e qualificados para acolher a mulher vítima de violência”.

“Café Social” acontece até o dia 07 março (quarta-feira), a partir das 08h, no CREAS, localizado na Avenida Santa Rita, nº 71 – centro.