‘Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo’ é o tema da Jornada Pedagógica 2018

 

Entre os dias 07, 08 e 09 de março, acontece a tão esperada Jornada Pedagógica, realizada pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação-SEDUC. Famosa entre os profissionais de Educação do estado, pela qualidade intrínseca em todas as suas edições, a Jornada Pedagógica 2018 irá acontecer no mesmo local do ano passado, na Baixa Fria, defronte à UNILAB, no prédio que agora é a nova sede da Secretaria da Educação- SEDUC, recém-inaugurado no dia 27 de fevereiro.

A Jornada Pedagógica representa o marco inicial do ano letivo na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. Esse grande evento da Educação prepara os profissionais da área para o grande objetivo da gestão Evandro Almeida que é construir uma Educação de excelência. O tema da Jornada Pedagógica 2018, que coincide com o do ano letivo atual, é: Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo.

De acordo com o conceito: “Historiar na perspectiva de marcar, delimitar os caminhos percorridos e as possibilidades infinitas que um povo tem para construir sua trajetória, pela relevância de, no processo educativo, os indivíduos participarem de forma crítico-reflexiva enquanto sujeitos sócios – históricos e culturais”.

Essa temática pretende, ao longo de três unidades didáticas, oferecer caminhos para que o trabalho pedagógico a ser desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde, numa perspectiva interdisciplinar,  tenha como principal desafio levar os estudantes a refletirem, analisarem e problematizarem o contexto histórico, a partir de diferentes leituras e atividades.  Assim, poderão melhor compreender os conceitos de mudanças e permanências, semelhanças e diferenças, diversidade, identidade e subjetividade. Nessa perspectiva, o estudante irá se reconhecer enquanto sujeito de direitos, que é transformado e transforma o contexto no qual está inserido.

Planejamento, palestras e debates aquecerão a Jornada Pedagógica 2018, que terá a tônica da colaboração e da transparência na gestão da Secretaria da Educação, conforme as diretrizes da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Importantes nomes do cenário da Educação já foram confirmados, como Jaqueline Moll, que foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC de 2007 a 2013 e é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Jornada promete muitas novidades para os quase mil participantes esperados.  Entre as atrações artísticas, está o encenação do espetáculo ‘Frases de Mainha’, peça que vem atraindo grande público na capital baiana.  Além de sua importância para a Educação do município, a Jornada Pedagógica aquece a economia local, gerando emprego e renda, ao optar pela parceria com empresários locais na produção de brindes e fornecimento de alimentação nos 03 dias de evento.

 

PROGRAMAÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA 2018
DIA 07/03/2018
07:30 H Credenciamento
08:00 H Acolhimento
08:30 H Abertura da Jornada Pedagógica 2018
10:00 H Palestra: Educação Integral, Currículo e Desenvolvimento
12:00 H Almoço
13:30 H Pocket Show
14:10 H Conversa com a Educação
16:00 H Atração Artística
DIA 08/03/2018
08:30 H Apresentação da DIREP: Gestão de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de São Francisco do Conde
10:00 H PROAP – Apresentação do plano de Ação
PSE – Apresentação do Programa parceria SESAU/SEDUC
11:00 h Palestra UNILAB
12:00 H Almoço
13:30 h Relatos de Experiências VOARTE
14:30 H Palestra: A Força do Propósito no desenvolvimento do Ser
15:30 H SARAU
DIA 09/03/2018
08:30-16:00 H Planejamento Pedagógico nas unidades escolares

 

Skip to content