CRESAM promoveu palestra sobre Autocuidado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, aconteceu em São Francisco do Conde uma palestra promovida pelo Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, que teve como tema “Autocuidado”. O princípio fundamental do autocuidado é que o indivíduo é o centro de qualquer mudança na sua vida e saúde, pois é a pessoa que mais conhece sua situação e sabe o que precisa para se sentir bem. Nesta perspectiva, os profissionais de saúde podem e devem orientar, auxiliar e acompanhar as pessoas nesse processo.

Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre estilo de vida e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem-estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. Isso é o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da saúde.

A palestra contou com uma dinâmica e teve a distribuição de preservativos. A ação envolveu a equipe multidisciplinar do CRESAM, incluindo a fisioterapeuta Wilma Sena, a enfermeira Sheila Oliveira, a diretora da unidade, Ana Cristina, a nutricionista Jeisa Nogueira, a assistente social Antônia Rosa e a psicóloga do CRESAM, Taise França.

A Unidade de Saúde da Família, do bairro da Muribeca, também promoveu ações para mulheres: saúde bucal e bate-papo sobre temas pertinentes à saúde da mulher.

 

Skip to content