Cursos do PRONATEC já começaram
17/07/2013 Notícias , Sem categoriaEm São Francisco do Conde, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciaram novas turmas dos cursos de operador de sonda, pedreiro civil, eletricista de automóveis e encanador predial. A aula inaugural aconteceu na última segunda-feira, dia 15 de julho. Todo o curso acontece no antigo prédio da Escola Julieta Ribeiro Porciúncula, na Rua Getúlio Vargas, n° 27, Centro.
“Hoje, além das turmas que iniciam as aulas, temos duas classes que vieram receber certificados de conclusão. Estamos ainda, tentando trazer o curso de mecânica industrial para o município”, destacou Flávio Anastácio, Coordenador do Pronatec no município.
Representando as instituições responsáveis pela capacitação, o professor de matemática e física, Nelson Carvalho, do curso de elétrica industrial, e o assistente operacional da área automotiva, Evandro Cunha, relataram ter expectativas de realizarem um trabalho muito positivo no município. “Esperamos que os alunos aproveitem ao máximo”, revelou Nelson Carvalho . “Esses cursos têm a mesma qualidade dos que são ofertados nas capitais. Com a formação na área de elétrica industrial, por exemplo, eles podem trabalhar em montadoras, concessionárias e oficinas especializadas”, explicou Evandro Cunha.
O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, através do SENAI. Em São Francisco, o programa é apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).
Recebendo o certificado, o aluno do curso de elétrica industrial e caldeiraria, Hebert Guilherme dos Santos, conta como conseguiu um emprego: “só com a matrícula do curso eu consegui uma entrevista e ingressei no mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade única, pois as empresas que oferecem essas capacitações têm muita credibilidade”. Hebert é um dos 100 jovens que participaram da qualificação oferecida no último mês de maio.
As turmas são compostas por pessoas que recebem Seguro Desemprego – cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (SINE); trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o PAS (Programa de Acolhimento Social) e Bolsa Família.
Cursos realizados pelo PRONATEC:
Matutino
Operador de sonda (40 vagas)
Pedreiro Civil (40 vagas)
Eletricista de automóveis (40 vagas)
Vespertino
Operador de sonda (40 vagas)
Eletricista de automóveis (40 vagas)
Encanador predial (40 vagas)