Escola e família unidas na rotina de estudos dos alunos durante a quarentena

Desde que foi anunciada a suspensão das aulas devido à pandemia do Coronavírus, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde tomaram a iniciativa de produzir conteúdo e disponibilizar aos pais e responsáveis pelos estudantes, a fim de evitar prejuízos no aprendizado dos alunos. A medida de fechar as escolas foi sancionada nos Decretos Municipais Nº 2555 e 2560/2020, que também garantiram a segurança alimentar dos estudantes durante esse período, com a doação de Kits de Alimentação e Higienização para cada aluno.

Em sintonia com os Diálogos Virtuais, ação da gestão municipal, através da Secretaria da Educação – SEDUC, que tem o mesmo propósito, os recursos tecnológicos como celulares, computadores e tablets são aliados nesse trabalho. No entanto, para os que não possuem acesso, as atividades também têm sido impressas e distribuídas às famílias.

Na Escola Municipal Luziene Amália, os professores têm gravado videoaulas. “Cada professor grava seu material e manda para gestão enviar para o grupo de Whatsapp dos pais”, relata o vice-diretor Gilson de Argolo dos Santos.

Conforme explicou a professora Laíse Teles, do Grupo IV, “as crianças ficam em casa, mas não se trata de um período de férias, os pais devem assumir esse compromisso de serem estimuladores de aprendizagens, de serem parceiros da escola, e principalmente parceiros com o desenvolvimento da sua criança. Foi pensando em ajudar esses pais que surgiu a ideia dos vídeos com orientações de possibilidades de atividades a serem feitas em casa, em família. Nessa fase em que estamos vivendo, criei uma série de vídeos que se chama: ‘Bom mesmo é aprender com quem a gente ama!’. Esse vídeos foram compartilhados com os pais da escola Luziene e com professores de todo o Brasil, através da rede social do Instagram @diariandopedagogicamente”.

Para Laíse, “no alinhamento com os Diálogos Virtuais, os vídeos enviados aos pais vêm justamente como complemento ao que a Secretaria da Educação vem pensando, a fim de gerar entre os munícipes que têm filhos matriculados na rede, processos de complementação, acompanhamento e entretenimento durante esse período”.

Ainda na unidade escolar localizada na Muribeca, a professora Shirlene Almeida, à frente de duas turmas do 1º ano, contou que começou a ficar aflita, devido ao processo de alfabetização em curso, onde já havia começado a trabalhar em sala de aula com gêneros textuais, escrita, apresentação de letras do alfabeto e formação de palavras. “Eles estavam nesse período de efervescência de descoberta da leitura e por causa dessa interrupção abrupta, comecei a pensar o que eu poderia fazer para que os meus alunos não ficassem desamparados. Então, comecei a maturar alguma forma de alcançá-los nesse período e gravei o primeiro vídeo no dia 20 de março, uma sexta-feira”. O material foi enviado à coordenadora pedagógica Veronice Santos, a fim de ser analisado e o primeiro vídeo foi divulgado para os pais na segunda-feira seguinte, 23 de março.

Para Shirlene, “a educação precisa acontecer todos os dias e os alunos possuem o direito de aprendizagem. Eu me esforço muito para que cada direito deles seja assegurado. Eu não sabia quanto tempo a pandemia duraria, mas eu queria que meus alunos aprendessem. Esse é o propósito de cada professor, que o aluno aprendaEla disse também que a escolha pela gravação de vídeos se deu devido ao apelo visualo que para os meninos em processo de alfabetização é extremamente importante”.

A Escola Arlete Magalhães (antiga CEJAL) tem se mobilizado desde que foi anunciada a suspensão das aulas pelo COVID-19. Em conjunto, a coordenação pedagógica, a psicodegoga e a direção elaboraram uma rotina de vida diária, como um meio de auxiliar as famílias durante o isolamento social. “Com a colaboração do corpo docente, foram disponibilizadas sugestões de cunho pedagógico que os alunos podem executar com autonomia e com o suporte familiar. Para essa ação, disponibilizamos livros didáticos existentes na escola”,informou a gestora da unidade escolar, Rosane da Anunciação ConceiçãoAproveitamos a ocasião das entregas de cestas básicas escolares para executar a ação, além disso aproveitamos o momento para fazer uma triagem sobre a existência de internet, celular, tablet, computador ou notebook entre os nossos alunos, com o objetivo de ver outras alternativas possíveis, viáveis, seguras e pedagógicas”.

A diretora lembrou “a importância de manter nossos estudantes inseridos numa rotina familiar, para que os vínculos afetivos sejam fortalecidos nesse momento muito difícil que estamos atravessando. Seguimos nosso trabalho, nos esforçando para oferecer sempre, independente de qualquer situação, uma educação com qualidade para nossos estudantes de escola pública.

Ainda na Escola Arlete Magalhães, a professora do AEE, Deise Ferreira, tem mantido contato constante com as famílias dos alunos atendidos, orientando os responsáveis de acordo com cada deficiência. Um desses alunos, que está no 2º ano, tem suspeita de Anoxia Perinatal, associado ao quadro de hemiparesia esquerda e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (Paralisia Cerebral). “Para mim foi e está sendo a melhor experiência do mundo poder ajudar o meu filho quando ele mais precisa de mim, eu me sinto honrada e muito feliz só em ver o sorriso lindo estampado no seu rostinho. Ai, meu Deus, obrigada!!! O meu filho é um presente de Deus para mim, isso eu sei e sou muito grata a ele por ter me abençoado com essa dádiva linda, que é o Saulinho, e a todos vocês por fazerem parte da vida dele, ao meu lado. Obrigada a todos!”, disse a mãe Maria José dos Santos Santana, em declaração dada à escola.

No Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, a gestão da unidade escolar lançou um vídeo e uma nota informando à comunidade escolar sobre a importância dos estudantes acompanharem as atividades dos Diálogos Virtuais. “Nossas relações vão além dos muros da escola. Somos uma COMUNIDADE, pois compartilhamos desejos, sonhos e dificuldades. Neste momento, sintam-se acolhidos por essa escola que é formada por pessoas que amam a educação e acreditam na transformação dessa sociedade”, diz um trecho do texto.

Para essa primeira semana de abril, a sugestão é a utilização dos recursos pedagógicos disponibilizados no link https://saofranciscodoconde.ba.gov.br/dialogosvirtuais/.

Skip to content