Escolas do Ensino Fundamental Anos Finais participam de encontro com os GT´s do Currículo Franciscano
19/07/2019 Educação , NotíciasA fim de garantir o processo democrático que tem caracterizado a elaboração do Referencial Curricular Franciscano, na última quarta-feira (17), os profissionais das Escolas de Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde participaram de um encontro com os Grupos de Trabalho. A atividade, que aconteceu durante todo o dia, na sede da Secretaria da Educação – SEDUC, envolveu os componentes curriculares da Base Comum e da parte diversificada dos Anos Finais.
Segundo explicou a gerente de Currículo Ana Carolina, a proposta foi “integrar os professores que ainda não tinham participado dos Grupo de Trabalho, para que eles pudessem ter contato com esse Referencial Curricular e não deixassem de dar suas proposições e encaminhamentos, para que a gente siga de forma democrática”.
Durante o encontro, os Gts Intercurriculares – que perpassam os componentes curriculares da Base Comum – apresentaram suas propostas para que fossem identificados os saberes a partir das concepções de cada Grupo de Trabalho. “O ecossistema franciscano precisa aparecer tanto em Língua Portuguesa como em Matemática. A Educação Ambiental permeia essas disciplinas“, disse Angélica Paixão, ao expor a proposta do GT de Educação Ambiental aos professores dos Anos Finais.
Na apresentação do GT Intercurricular de Educação Quilombola, representado por Elizangela dos Santos, foi destacado o princípio da equidade como um conceito fundamental. Dentre as definições presentes no dicionário Aurélio, o termo se refere à disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um. ”Precisamos integrar os alunos remanescentes de quilombo nos espaços que a eles foram negados. A Educação Quilombola é uma questão identitária e de território”, salientou Elizangela. ”Precisamos elevar a autoestima das crianças, fazer todo um trabalho de pertencimento”, continuou.
Conforme explicou Ana Carolina, os GT´s Intercurriculares apresentaram suas perspectivas teóricas e saberes no intuito de que eles possam aparecer nos organizadores dos componentes curriculares da Base Comum. ”Hoje o movimento está sendo esse!”, finalizou.