Diálogos Formativos promovem formação de coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino

A formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino é uma das premissas da gestão municipal para garantir uma Educação pública de qualidade. Em consonância com esse propósito, na última quinta-feira (18) aconteceu, na Secretaria da Educação – SEDUC, os Diálogos Formativos com os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.

Com muito lirismo e criatividade, as atividades foram iniciadas com a confecção de sussurradores poéticos, com os quais os presentes declamaram poemas escolhidos em um varal. De acordo com a integrante da gerência de Educação Infantil, Lilian Santana, a estratégia foi utilizada para o incentivo à formação leitora, uma vez que a proposta é que ela seja multiplicada depois com os professores da Educação Infantil, nas escolas.

Em seguida, foram realizadas atividades focadas na gestão da aprendizagem, com exercícios em grupo para identificar características dos níveis de escrita dos alunos. Foram trazidos conceitos de Emília Ferreiro, de linguagem e das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Para a coordenadora pedagógica da Creche Municipal Menino Jesus, Thais Oliveira Andrade, “as formações são importantes porque é um momento em trocamos experiência, algo que se reflete na prática diária da escola. Também é relevante porque nos reunimos para refletir práticas importantes dentro da unidade escolar“.

Ainda nos Diálogos Formativos, os participantes fizeram uma avaliação do encontro e puderam conhecer a Sala Verde, sediada na SEDUC. Lá, além de conhecerem o espaço, os coordenadores pedagógicos foram informados sobre as possibilidades de utilização do equipamento para ações pedagógicas das unidades escolares.