Está confirmado! São Francisco do Conde será palco de novela da Globo

Ilha-de-Cajaíba

O município de São Francisco do Conde, distante 70 km da capital baiana, foi o escolhido pela Rede Globo de Televisão para as gravações da próxima novela das 21h, que será exibida na telinha do plim plim no primeiro semestre de 2016. Detentora de natureza exuberante e arquitetura que remonta ao período colonial, a cidade de “Chico do Conde” já fervilha com as idas e vindas da equipe de diretores e produtores que começa a preparar o cenário de “Velho Chico” – dramaturgia que tem Benedito Ruy Barbosa como autor e é dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a qual vai abordar o tão admirável e indispensável Rio São Francisco.

Boa parte das filmagens durante a primeira etapa da novela será gravada nas ilhas de Cajaíba, das Fontes e do Paty. Para isso, os globais ficarão por cerca de um ano no município, mas os saldos para a cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) irão além do desfile de elenco famoso. A emissora vai realizar intervenções nos patrimônios locais, como o Casarão de Cajaíba, e para isso já fez a dedetização local contra cupins e outras pragas. A expectativa é que a mão de obra local ultrapasse 300 profissionais, entre técnicos e figurantes. A contar os figurantes, a primeira seleção já ocorreu, privilegiando em especial os franciscanos. O comércio da cidade já começa a ver seu estoque se esgotar, principalmente o do segmento de material de construção. Restaurantes e artesãos também já veem a necessidade de produzir mais para atender a demanda carioca.

E por aqui todos ganham”, disse entusiasmado o prefeito Evandro Almeida, que já estima o milagre da multiplicação de turistas para conhecer a cidade que será exibida em verso e prosa e do império do açúcar ao domínio do petróleo para todo o Brasil e outros lugares do mundo. “Cultura, arquitetura, culinária, belas paisagens e povo hospitaleiro. Esse é o conjunto de elementos que faz de São Francisco do Conde única e conquistou também a Rede Globo”, enfatizou o alcaide orgulhoso da sua cidade.

Velho Chico já tem confirmados os atores Antônio Fagundes, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro. As gravações já iniciam no começo de janeiro.