Fórum de Saúde da População Negra reuniu serviços de saúde e palestras para comunidade e alunos da UNILAB

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio de ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), promoveu na última sexta-feira (29), o Fórum de Saúde da População Negra, com ações e prestação de serviços às comunidades quilombolas e povos tradicionais de terreiro do município, bem como toda população negra, no Campus dos Malês/BA.

Esse evento contou com o apoio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e das secretarias municipais de: Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), além do apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Durante o evento, a equipe de Saúde de São Francisco do Conde promoveu serviços de distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, controle glicêmico, vacinação, educação em saúde bucal e outros encaminhamentos.

No local também aconteceu o Fórum de Saúde da População Negra, com a convidada Ubiraci Matilde, coordenadora do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “A questão da saúde da população negra não se resume a doença falciforme. Temos outras questões importantes como a hipertensão. Precisamos também ter políticas públicas voltadas ao trabalhador formal, ao pescador e marisqueiras. A população de São Francisco do Conde é em sua maioria negra e parda, mas não somos todos iguais, como diz a constituição. Precisamos de políticas públicas diferenciadas que atendam a saúde em sua integralidade”, declarou Ubiraci Matilde.

A mesa ainda contou com representantes das secretarias municipais da Saúde – (SESAU), de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – (SDHCJ) e de Desenvolvimento Social e Esportes – (SEDESE), que deram suas contribuições a respeito do tema proposto, que perpassou sobre: diabetes, hipertensão, doença falciforme, promoção do diálogo sobre equidade, acolhimento e humanização.

Skip to content