Governo do Estado lança Mutirão de Cirurgias, nesta segunda-feira, e município está presente no evento

MKT-800x860px-MUTIRAO-DE-CIRURGIAS-2016-SESAB-2

Com a meta de realizar 13 mil cirurgias eletivas ao longo de um ano, o governador Rui Costa lança, nesta segunda-feira (15), em Salvador, na sede do Senai/Cimatec, localizado na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, o projeto Mutirão de Cirurgias, executado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para a realização de seis procedimentos médicos, incluindo vesícula, hérnia, prostatectomia e mastectomia. As cirurgias serão realizadas nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado.

MUTIRAO CIRUTGIAS

Participarão do ato, além do secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado, incluindo São Francisco do Conde que está sendo representada pela diretoria de Média e Alta Complexidade através de Suelza Cristina Andrade e Dalila Marth.

Execução

No total, o mutirão abrangerá 28 Regiões de Saúde, envolvendo os 417 municípios. O cronograma de execução estima que a primeira etapa dos procedimentos seja iniciada ainda neste mês de agosto e siga até outubro atendendo as regiões Sul, Extremo Sul, Leste e Centro Leste baiano. Entre novembro e janeiro é a vez dos municípios do Sudoeste e Nordeste do estado. Já de fevereiro a abril, as regiões Norte e Oeste recebem o mutirão que será concluído nos meses de maio, junho e julho, no Centro-Norte da Bahia.

Na execução do projeto, os municípios serão parceiros na identificação dos casos e no cadastro do paciente no Sistema Lista Única. As secretarias municipais de saúde serão responsáveis pelo deslocamento até o hospital indicado no sistema. Após a alta hospitalar, o paciente é conduzido de volta ao município de origem com um kit de medicamento pós-operatório para dar continuidade ao tratamento. O procedimento se repete na consulta de revisão.