Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima completará 2 anos sob gestão do Instituto Médico Cardiológico da Bahia

Hospital  hdacal

Em São Francisco do Conde, o Instituto Médico Cardiológico da Bahia completará, no próximo dia 04 de junho, seu segundo ano à frente da gestão do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. Para celebrar a parceria, ao longo deste mês, o Instituto apresentará uma série de ações realizadas pela unidade, assim como todas as melhorias executadas na assistência hospitalar prestada para a comunidade de São Francisco do Conde.

Segundo informações do Instituto, no período da implantação do IMCBA no hospital municipal, em junho de 2013, significativas mudanças foram perceptíveis como a inauguração da reforma do ambulatório da unidade, trazendo mais de 20 especialidades médicas, a informatização de todos os setores do hospital, favorecendo a agilidade e segurança dos dados dos pacientes e otimizando a gestão hospitalar através da implantação do sistema gerencial CPC; a implantação do núcleo de educação continuada com a finalidade de disseminar o conhecimento e aperfeiçoar o trabalho de todas as equipes, implantação do sistema de vídeo monitoramento em todas as dependências, com a aquisição de aproximadamente 25 câmeras com infravermelho, o que possibilita maior segurança para pacientes e funcionários, implantação de 2 farmácias satélites com a finalidade de otimizar o atendimento aos pacientes dos setores da emergência e internamento, além da implantação de kits de dispensação de medicamentos por dose unitária/paciente/dia, na farmácia, o qual assegura o paciente e o profissional da assistência quanto a administração correta do medicamento, no tempo certo e na dose correta.

Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – a estrutura conta com leitos de clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, totalizando assim 43 leitos. O hospital possui mais de 74 médicos credenciados e cerca de especialidades ambulatoriais. Em relação ao quantitativo de partos realizados em 2014, foram 535 novos franciscanos que nasceram na cidade. Além disso, o ambulatório realizou no ano de 2014 um total de 139.138 atendimentos no ano, o que corresponde a uma média mensal de 12.700 atendimentos mensais. No serviço de emergência foi realizado um total de 56.898 atendimentos no período, um volume de atendimento aproximadamente duas vezes maior que a população do município de São Francisco do Conde, que têm 38.838 habitantes – IBGE/2014, o que corresponde a uma média de 5.173 atendimentos/mês.

Além destas, outras melhorias importantes foram executadas pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia no HDACAL ao longo destes dois anos. Outra novidade é que entre os dias 19 e 21 de maio, o HDACAL realizará, para seu corpo de enfermagem, atividades em homenagem a estes profissionais, que comemoram em 12 de maio o Dia do Enfermeiro.

Skip to content