Inscrições abertas para participação em seminários do Proquali Setur em São Francisco do Conde

Estarão abertas, a partir do dia 06 de abril (sexta-feira), as inscrições para os interessados em participar dos seminários do Proquali Setur, cujos temas são “Turismo Religioso” e “Turismo Étnico Afro”, que serão promovidos gratuitamente pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR. A ação, que é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR/BA, terá prazo de inscrições até o próximo dia 11 (quarta-feira), sempre das 08h às 16h, no Serviço de Atendimento ao Turista – SAT, que está localizado no Mercado Cultural (Orla Marítima da Sede).

O Seminário de Turismo Religioso tem o objetivo de despertar os munícipes para a importância do empreendedorismo diante do tema, bem como orientá-los sobre as estratégias que devem ser utilizadas para a prática desse segmento turístico. O público-alvo é voltado para a pastoral do turismo, o segmento evangélico, proprietários e profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, bares e restaurantes, além daqueles que exercem outras atividades comerciais, tais como: artesãos, principalmente os que confeccionam objetos com motivos religiosos (terços, imagens, toalhas, fitas, almofadas, camisas, etc), poetas que escrevem cordel sobre a cidade, os templos católicos ou sobre os padroeiros da terra, bem como artistas que pintam santos ou templos religiosos.

Já o Seminário de Turismo Étnico Afro, tem como finalidade, ascender, por meio das metodologias e técnicas que serão abordadas na apresentação, o empreendedorismo no segmento do turismo étnico afro. Este seminário é destinado às comunidades quilombolas, aos povos de terreiros, irmandades negras, grupos de capoeira, baianas de acarajé e sambadeiras, além de empreendedores culturais de origem negra e artesãos que trabalham ou produzem arte com motivo étnico afro, agentes de viagem, pessoas que trabalham em bares e restaurantes, bem como monitores de turismo.

Tanto o Seminário de Turismo Religioso quanto o Seminário de Turismo Étnico Afro acontecem no mesmo dia, 16 de abril (segunda-feira), porém, em horários e locais diferentes. Confira: Seminário de Turismo Religioso: das 08:30h às 12h (espaço de reunião da Igreja Matriz de São Gonçalo)/ Seminário de Turismo Étnico Afro: das 13:30h às 17h (Terreiro Angurucena Dya Nzambi, Largo da Cubamba – terreiro de D. Aurinha).

Para a secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Ússula Flávia, “é uma grande satisfação que nosso município seja novamente contemplado com mais essa etapa do Proquali Setur, fruto da parceria do Governo do Estado da Bahia. Agora, estaremos trabalhando seminários voltados para o turismo étnico e religioso que serão realizados em espaços de resistência, construção de fé e saberes. Nós apostamos alto na diversidade de segmentos turísticos de São Francisco do Conde, afinal, dispomos de exuberantes belezas naturais e um riquíssimo acervo histórico e cultural. Todas essas ações refletem o compromisso da gestão Evandro Almeida em criar novas alternativas e oportunidades que se reverberem em desenvolvimento econômico e social para o nosso povo”.

INSCRIÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS DO PROQUALI SETUR

Período: De 06 a 11 de abril

Horário: Das 08h às 16h

Local: Serviço de Atendimento ao Turista – SAT (Mercado Cultural de São Francisco do Conde)