Janeiro Branco: Unidades de Saúde promovem ações para a comunidade

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU propôs a Agenda da Saúde onde cada mês é destacado através de cores e temas a serem trabalhados com a população franciscana. O objetivo é designar assuntos relevantes para serem abordados em todos os setores que prestam assistência a população, levando conteúdo de qualidade, combatendo as fake news e informando a população.

O mês de janeiro foi representado pela cor branca e um dos temas a serem trabalhados é a saúde mental.

Com foco na autoestima e no aprendizado, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Socorro promoveu uma Oficina de Sabonetes Artesanais e Aromatizadores de Ambientes. A ação foi um sucesso, pois a USF ficou lotada. Uma das participantes ganhou por meio de sorteio o material para continuar fazendo os trabalhos artesanais.

Já a Unidade de Saúde do Monte Recôncavo promoveu atividades para a comunidade através de uma palestra explicando como funciona o serviço e, sobretudo as marcações de consultas, exames de laboratório e os atendimentos da unidade de saúde.

A Estratégia Saúde da Família (ESF), onde estão inseridas as Unidades de Saúde da Família, visa à reorganização da atenção básica, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão da atenção básica, e como forma de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) são compostas por equipe multiprofissional com médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

São Francisco do Conde tem um diferencial, pois todas as USFs contam com um profissional assistente social na rede.

Skip to content