Mais duas Unidades de Saúde tiveram implantação concluída do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do Departamento de Tecnologia e Sistema de Informação, finalizou o treinamento das equipes das unidades de Caípe de Cima e Santo Estevão. Agora, todos os profissionais estão capacitados a atuarem no preenchimento do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). No mês março, será a vez das unidades de Engenho de Baixo e Muribeca.

A Secretaria da Saúde possui um total de 09 Unidades de Saúde da Família com o PEC implantado.

As respectivas equipes foram capacitadas e puderam esclarecer dúvidas quanto a realização de cadastros do território e dos indivíduos.

Agradecemos o apoio da equipe de manutenção na implantação da infraestrutura necessária ao treinamento, bem como a equipe de transporte, para o translado da equipe, sem esquecer toda a equipe do Sistema de Informação e Departamento de Tecnologia pela dedicação”, agradeceu Gilvan Silva, diretor de TI e coordenador do Sistema de Informação em Saúde do município.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um software que está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de integrar as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e é um importante passo no processo de digitalização de dados.

Com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), criado pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), médicos podem consultar o histórico médico do cidadão, com acesso a informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas. O profissional poderá, ainda, checar se a droga que ele pretende recomendar está disponível na farmácia básica do município. O objetivo é racionalizar os recursos do SUS e ter um maior controle sobre o que está sendo investido com os repasses públicos. Será também possível mensurar o público atendido e identificar as maiores demandas por tipo de atendimento das unidades.

Além da implantação do PEC, o município está em fase final de aquisição de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde. Com isso, será mais rápido e efetivo o cadastro territorial e individual. Essas medidas, além de qualificar o atendimento da rede de Atenção Básica, cumprem determinações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.